Novos oficiais do CBMCE participam de Curso de análise de projetos de segurança contra incêndio

14 de junho de 2021 - 17:01 # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Comandante Ronaldo Roque realizou aula inaugural do Curso de Análise de Projetos em Segurança Contra Incêndio e Pânico

Novos oficiais do CBMCE participam de Curso de Análise de Projetos de Segurança Contra Incêndio. Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou na manhã dessa segunda-feira (14), a aula inaugural do Curso de Análise de Projetos em Segurança Contra Incêndio e Pânico (CAPSCIP). O curso tem duração de 4 semanas e capacitará os 49 tenentes recém-ingressos no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará a atuarem no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), desenvolvendo atividades de analista de projetos de segurança contra incêndio e de vistoriante das medidas de segurança contra incêndio e pânico instaladas nas edificações e áreas de risco sediadas no Estado do Ceará.

De acordo com o Comandante Ronaldo Roque, “a ideia é capacitar os profissionais para que possam, logo no início de suas carreiras entender a importância técnica e operacional do CEPI dentro da corporação, tendo em vista que o bom resultado nas ações de combate a incêndios passa pelas ações de fiscalizações nos sistemas preventivos das empresas”, destacou o Coronel Comandante-Geral do CBMCE.

Comandante Adjunto do CBMCE também participa da aula inaugural

Serão 162 horas de treinamento on-line, onde os novos tenentes do Corpo de Bombeiros conhecerão de maneira mais profunda as normas técnicas e suas aplicações. Nesse período, os oficiais terão aulas da doutrina de segurança contra incêndio; gestão de segurança contra incêndio; medidas de segurança contra incêndio; armazenamento e instalações de risco; ocupações e usos especiais; leitura de projetos de segurança contra incêndio; prática de vistorias técnicas; prática de análise de projetos e outros conhecimentos importantes para o fortalecimento das atividades técnicas dos bombeiros.

Além de estudarem todos os sistemas de segurança contra incêndios como sistema de proteção contra descargas atmosféricas, detecção de fumaça, sistema de Sprinklers, sistema de alarme, gás liquefeito de petróleo, saídas de emergência, compartimentação de edificações, também serão orientados sobre aplicação de notificações, multas, auto de infração e interdição de estabelecimentos.

Em síntese, serão 30 dias de intensas atividades voltadas para o setor técnico, capacitando o oficial, em qualquer cidade que ele se encontre a estruturar a atividade técnica da corporação como ferramenta de segurança e proteção à vida.

Saiba Mais

Segundo a Lei Nº 13.556, de 29 de dezembro de 2004, DOE nº 247, 30 de dezembro de 2004, compete ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE, o estudo, o planejamento e a fiscalização das exigências que disciplinam a segurança e a proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco no âmbito do Estado do Ceará.

Competências do Cepi

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a corporação ingressa no seleto grupo dos corpos de bombeiros do país que eliminaram a necessidade de papeis nesse tipo de procedimento.

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o coronel Ronaldo Roque, comandante-geral do CBMCE.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

O Cepi

É o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Cepi, por força do Decreto 32.978.

Em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram 102,269 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Desse total, 18.191 foram atendimentos on-line. Esse número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.