Corpo de Bombeiros resgata gatinha que caiu em cacimba de anéis, em Fortaleza

11 de junho de 2021 - 15:18 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros resgata gatinha que caiu em cacimba de anéis, em Fortaleza

A Mimi foi resgatada da cacimba sem machucado aparente

Corpo de Bombeiros resgata gatinha que caiu em cacimba de anéis, em Fortaleza. A princípio uma guarnição da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ª Cia/2º BBM) realizou o resgate de um animal (gato), chamada Mimi, que caiu em uma cacimba de anéis. O incidente aconteceu na tarde dessa quinta-feira (10), por volta das 14h19, na Rua Friezo Barroso, no Bairro Mondubim, em Fortaleza. Na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) do Estado.

Após tomar conhecimento da ocorrência, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os bombeiros de Maracanaú (1ª Cia/2º BBM) imediatamente se dirigiram até o local. De acordo com o Subtenente Edson Souza Fernandes, “Uma gatinha caiu em uma cacimba e a guarnição do Salvamento 03 foi acionada para resgatar o animal. Ao chegar no local, a guarnição laçou o animal, utilizando a própria corda que era usada para puxar água”, relatou o comandante do socorro.

Prevenção

“Apesar do susto, o animal foi resgatado sem nenhum machucado aparente e super bem de saúde. Sempre devemos deixar poços, cisternas, caixa d’água e locais congêneres tampados, pois estes animais são curiosos e não tem noção do perigo, e muitas vezes acabam se machucando”, destacou o Subtenente.

Segundo o solicitante, “a tampa da cacimba foi retirada para um reparo no motor que foi retirado e retornaria no dia seguinte, por isso resolveram deixar a tampa aberta”, lamentou.
Após o resgate, a tampa foi colocada no local. A cacimba da tampa até chegar a água tem uma profundidade de 12 metros.

Após o mergulho inesperado, a gatinha Mimi não gostou da temperatura da água, ou do lugar escuro, o que ficou evidente pelo desespero com que a mesma clamou por ajuda.

Em síntese, a guarnição que resgatou a Mimi foi composta pelo Subtenente Fernandes, Subtenente Ivanildo, Soldado David e Soldado Danrley.

Em operações de resgate, importante a definição de acidente e incidente. A diferença entre acidente e incidente pode ser estabelecida tendo como parâmetro as consequências de cada ocorrência. Enquanto o acidente causa algum tipo de lesão ao trabalhador, o incidente não apresenta nenhum dano.