CBMCE – Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

9 de junho de 2021 - 13:02 # # # # # #

Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)

CBMCE - Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Contra queimaduras, prevenção é a vacina!

CBMCE – Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho.

No último dia 06 foi o dia nacional de luta contra queimaduras. A data, instituída pela Lei nº 12.026/2.009, tem o objetivo de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados, que acometem 1 milhão de pessoas, anualmente, no mundo inteiro. No Brasil, são cerca de 150 mil internações por ano. As crianças representam 30% desse número. Segundo presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno, a maior parte dos acidentes por queimadura, de forma global, acontecem no ambiente doméstico.

Algumas medidas como não deixar os cabos de panelas voltados para fora do fogão, manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças, utilizar protetores de tomadas, não deixar fios elétricos expostos e ao alcance das mãos, não sobrecarregar tomadas com vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo, dentre outras, podem evitar acidentes com esse tipo de lesão.

Em síntese, lembre que quando o assunto é queimadura, o melhor remédio é a prevenção.

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras