Bombeiros debelam incêndio em sucata de edificação comercial em Maracanaú

9 de junho de 2021 - 21:46 # # # # # #

Texto: Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros da 1ºCia/2ºBBM debelam incêndio em sucata de Edificação Comercial no Distrito Industrial de Maracanaú

Bombeiros debelam incêndio em sucata de edificação comercial no Distrito Industrial de Maracanaú. Na noite desta quarta-feira (8), por volta das 20h26, os bombeiros militares de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) debelaram incêndio em sucata de uma edificação comercial. O incêndio iniciou dentro de uma caçamba que continha restos de produção de material industrial (aço e ferro). Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A ocorrência foi localizada na Avenida Parque Oeste, em Maracanaú. Os bombeiros foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e chegaram em cinco minutos no local da ocorrência. De acordo com o Tenente Gerson Araújo, “ao chegar no local observei que o incêndio era de restos de material de produção, aço e ferro de diversos tamanhos e tipos, e que se encontrava em combustão dentro de uma caçamba de caminhão”, relatou o comandante do socorro.

O combate

A brigada de incêndio da empresa já se encontrava atuando e resfriando o entorno do local em combustão, evitando que o fogo se alastrasse. “Para o combate, foi armada uma linha direta com duas mangueiras e esguicho de 1 e 1/2 polegadas e um proporcionador, entre linhas”, destacou, bem como, “para apagar o fogo e concluir o rescaldo, foram utilizados cerca de 3 mil litros de água e 10 litros de liquido gerador de espuma (LGE)” concluiu o oficial.

O acesso para o ponto de ataque  as chamas se deu por meio de uma escada prolongável. A caçamba que pertence a uma empresa prestadora de serviço nada sofreu. Não houve vítima. O incêndio foi controlado em cerca de quatro minutos.

O rescaldo

Após debelar o incêndio foi iniciado o rescaldo. De acordo com o Tenente Coronel Luiz Cláudio, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM).

Em síntese, Bombeiros debelam incêndio em sucata de edificação comercial no Distrito Industrial de Maracanaú. A guarnição que atuou na ocorrência foi composta pelo: Tenente Gerson Araújo, Subtenente Xavier, Subtenente Vandeci e Soldado Diego Mendes na viatura Auto Bomba Tanque 34 (ABT 34).