CBMCE – Antes de estacionar seu veículo, observe o local, atitude simples evita incêndio!

7 de junho de 2021 - 09:40 # # # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

aquele estacionamento, deixando o motor ligado, próximo ao mato alto

CBMCE – Antes de estacionar seu veículo, observe o local, atitude simples que pode evitar incêndio! O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por prevenção sugere que o condutor observe com atenção o local onde vai estacionar seu veículo. Pois o veículo em uso enseja temperaturas elevadas, cerca de 400 graus Celsius, no catalisador do veículo, que se estacionado em locais com mato alto, ou com acumulo de folhas ou mesmo lixo, ou principalmente substancia que possa causar combustão ao ser aquecida, como líquidos inflamáveis. Essa atitude simples pode evitar incêndio em seu veículo.

O catalisador

Obrigatório no Brasil desde o início da década de 1990, o catalisador é uma das peças mais importantes do automóvel quando o assunto é a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. Composta por materiais nobres, a peça é cara para repor e exige atenção especial. Veja quatro cuidados indicados pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) para evitar danos ao catalisador.

1. Atenção ao combustível

Apesar de proibidos no Brasil há décadas, os combustíveis com chumbo são alguns dos elementos que mais podem estragar o catalisador. Por ser metal pesado contamina os componentes internos da peça deixando-a ineficiente. No passado, o chumbo era utilizado para aumentar a octanagem (propriedade que mede a resistência de detonação sem a faísca da vela) dos combustíveis, especialmente a gasolina. Combustíveis com altos níveis de enxofre também podem causar danos.

2. Peça de impacto

Tente não raspar ou passar em obstáculos que impactem o catalisador. A deformação resultante pode estragar a peça. Por dentro, o catalisador tem uma estrutura tipo colmeia que pode se romper com impactos, diminuindo a eficiência.

3. Amassou? Não demore a arrumar

Além da perda de potência, andar com um catalisador danificado pode trazer problemas mais sérios para o carro. Após um impacto, partes da estrutura interna da peça se soltam e podem obstruir o fluxo de ar. Isso pode gerar perda de potência e, em casos mais graves, superaquecimento do motor.

Risco de incêndio

Em uso, o catalizador pode atingir temperaturas de até 400ºC, o que gera um risco de incêndio nessa situação. De acordo com o Tenente Coronel  Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, ” fica a dica também de não estacionar o veículo após o uso em locais que concentrem muitas folhas secas, mato ou qualquer tipo de substância que possa sofrer combustão ao ser aquecida “,  recomenda o Comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC).

Em síntese, CBMCE – Antes de estacionar seu veículo, observe o local, atitude simples que pode evitar incêndio! Portanto, cuide de seu veículo deixando a manutenção em dia, assim como, sempre observe onde estacionar. Clique aqui e assista o vídeo.