Bombeiros da Messejana atuam em incêndio de residência, no Ancuri

5 de junho de 2021 - 12:13 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros da Messejana atuam em incêndio de residência, no Ancuri

Bombeiros da Messejana (3ªCia/1ºBBM) atuam em incêndio de residência, no Ancuri

Bombeiros da Messejana debelam incêndio em residência, no Ancuri. Na manhã desta sexta-feira (4), por volta das 09h05, a 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (3ªCia/1ºBBM) com sede na Messejana foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência de incêndio em residência na Rua Jardim Botânico, no Bairro Ancuri, Na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3).

De acordo com o 1º Tenente Bruno Torquato de Sousa, ” ao chegarmos no local nos dirigimos até a cozinha mas não havia fogo que foi extinto por populares. Então iniciamos o rescaldo, e fizemos a retirada dos pertences atingidos, bem como foram repassadas as devidas orientações a proprietária da residência “, relatou o comandante do socorro.

Igualmente, a Senhora Cleciana Souza do Nascimento, ”  informou que estava lavando roupa na máquina de lavar quando de repente começou a pegar fogo após curto-circuito no motor “, declarou a proprietária da residência.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Ao mesmo tempo, se realizou uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição após o rescaldo. Em suma, após o rescaldo foi implementado o isolamento. O local ficou sob responsabilidade de sua proprietária.

Conforme o 1º Tenente Torquato, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Oficial.

Não houve vítima, somente danos materiais. Em síntese, em linhas gerais, além da máquina de lavar roupa, também queimaram um micro-ondas e o armário de cozinha.

Alerta

Apesar de terem conseguido apagar o fogo, o Corpo de Bombeiros do Ceará não recomenda essas iniciativas. Quando o sinistro envolve fontes de energia, por exemplo (eletricidade ou gás de cozinha), sempre que possível, primeiramente devemos cortar a alimentação desta fonte. Onde sugerimos o desligamento do quadro de energia ou desligando o registro do gás respectivamente. Igualmente, devemos estar atentos ao agente extintor a ser utilizado, neste caso, jogar água próximo a um sinistro que envolve energia elétrica, a princípio não é recomendado.

Em síntese, os Bombeiros da Messejana atuam em incêndio de residência, no Ancuri. Como também a guarnição de combate a incêndio que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º Tenente Torquato, Subtenente Sousa, Subtenente Wagner, Soldado Wesley e Soldado Diego Matias, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).