Bombeiros dão dicas de prevenção para evitar afogamentos

31 de maio de 2021 - 10:12 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros dão dicas de prevenção para evitar afogamentos

Dicas de prevenção para evitar afogamentos

Bombeiros dão dicas de segurança para evitar afogamentos. A princípio não é apenas em época de férias que se deve estar atento as dicas de prevenção. Para tanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua de forma mais incisiva e reitera os cuidados que a população deve ter nos momentos de lazer em praias, lagoas e balneários. Como também, lembrando que existem cuidados específicos para cada tipo de local. As lagoas, por serem de água doce, possuem uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade, já as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, enquanto que os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

A corrente de retorno é um canal que adentra o mar puxando o banhista. O canal tem uma aparência tranquila quase sem ondas e isso se deve a maior profundidade, o que termina sendo um atrativo para os frequentadores. A recomendação é evitar o local, por isso, é feito a sinalização com as bandeiras vermelhas nas praias.

De acordo com o 1º Tenente Carlos Henrique Ehrich Vasques Ramos, ” caso seja atraído por uma corrente de retorno, procure manter-se tranquilo e nadar de modo paralelo à praia até o banco de areia”, conforme ressalta o comandante da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ª CSMAR/BBS).

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 75% dos óbitos em meio líquido ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem por, ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas e desconhecer como agir no momento do afogamento.

Dicas de prevenção

Considerando que normalmente as águas de lagoas costumam ser mais tranquilas, porém escuras. Além de esconderem sua real profundidade e não terem um fundo plano, os banhos em lagoas envolvem uma série de riscos, como pedras, galhos e outros obstáculos, onde o banhista poderá ficar preso, se machucar no mergulho, além da água doce dispor de uma densidade menor, ou seja, afunda-se com mais facilidade. Cada uma dessas variáveis individualmente já poderão causar um incidente e quando somadas, normalmente se chega ao óbito.

Sempre procure tomar banho próximo a guarda-vidas (GVs), caso não tenha, procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas.

Portanto, se você não conhece a lagoa, e, se esta não estiver sinalizada, nunca deverá adentrar além do nível da água ou passar da cintura, nesse caso valerá a máxima: “água no umbigo, sinal de perigo”. Contudo, no caso de crianças a maior prevenção é estar junto com esta no banho, ou seja, esta nunca deverá estar sozinha ou distante dos pais e/ou responsáveis no momento do banho, tanto na lagoa, como em um rio e nas praias.

Esses avisos servem para evitar casos como o que ocorreu, no último sábado (29), na lagoa das Cristalinas, em Caucaia/CE. Uma criança de sete anos de idade afogou-se durante um mergulho. Apesar de todos os esforços dos populares, familiares e das forças de segurança e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), infelizmente a criança não resistiu.

Solidarizamo-nos com a família da vítima nesse momento tão difícil. Nós nunca vamos nos acostumar com qualquer vida perdida. Esse sentimento também é nosso. Que Deus o receba e conforte os enlutados.