24 de maio de 2021 - 10:30 # # # # # # # # # # # #

´Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Comando de Engenharia participa de mais uma fase da Operação Cerco Fechado da SSPDS/CE. Com o objetivo de reduzir os indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) a patamares cada vez mais baixos, as Forças de Segurança do Estado atuaram em mais uma ofensiva da Operação Cerco Fechado. A operação foi realizada nesta sexta-feira (21), em bairros integrantes da Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) e contou com apoio de forças amigas.

A Operação Cerco Fechado é uma ação permanente que tem o objetivo de realizar trabalhos de prevenção e saturação para coibir CVLIs e CVPs. Desta vez, a operação foi realizada na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), entre os bairros Varjota, Meireles e Aldeota. De forma a assegurar uma redução cada vez maior dos índices criminais, os profissionais realizaram várias blitze e proporcionaram maior sensação de segurança aos moradores e trabalhadores da região.

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)

O CEPI participou da Operação Cerco Fechado, realizando ao todo, na capital e interior do Estado, 238 notificações por meio de 14 equipes de vistoriantes. conforme está previsto na lei 13.556, de 29/12/2004, do código de segurança contra incêndio do Estado do Ceará.

Os sistema de segurança obrigatórios para cada edificação dependem do seu risco, da sua área construída e da altura da edificação independente de ser um prédio novo ou antigo, todas as edificações precisam ser certificadas junto ao CBMCE. Como também, outro documento fundamental exigido é o certificado de Conformidade, emitido pelo Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI).

Os trabalhos foram realizados por equipes das Polícias Civil e Militar do Ceará (PCCE e PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de efetivo da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol), da SSPDS, sob supervisão da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), também da SSPDS. As ações também contaram com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que colaborou no fornecimento de dados de ocorrências policiais e de monitoramento das principais vias.

As incursões tiveram como base levantamentos de inteligência e estatísticas fornecidas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), respectivamente. Somaram-se à operação profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Departamento Estadual de Trânsito do (Detran). O efetivo total que atuou nos trabalhos da Cerco Fechado reuniu 106 profissionais, 12 viaturas, 24 motos, três reboques, uma aeronave e uma ambulância.

A operação

As ofensivas da operação Cerco Fechado tiveram início em fevereiro deste ano em ações planejadas e integradas entre órgãos estaduais e municipais. Durante os trabalhos, são realizadas abordagens, capturas e apreensões. O nome da operação se deve ao fato de as Forças de Segurança fecharem um cerco territorial contra a criminalidade em diferentes regiões.

A Operação Cerco Fechado, aliada a outros trabalhos coordenados pela SSPDS, como a Operação Apostos, tem apresentado inúmeros resultados positivos e, consequentemente, a queda da criminalidade no Estado.