22 de maio de 2021 - 07:36 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Corpo de Bombeiros realiza instrução de Combate à Incêndio para Policiais Penais, em Itaitinga

Policiais Penais recebem instrução de Combate à Incêndio, em Itaitinga

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ministra instrução de Combate à Incêndio para Policiais Penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ao longo desta sexta-feira (21), no Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC), em Itaitinga. Na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A instrução foi liderada pelo Primeiro Tenente Dionnis do 1ºBBM. O conteúdo da instrução ministrada para os novos 44 Policiais Penais foi: Teoria do Fogo, tetraedro do fogo, formas de propagação de Incêndio, formas de extinção de Incêndio, classes de incêndio, extintores, cuidados com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Além disso, foi feito uma atividade prática de maneabilidade de mangueiras dentro da unidade de Segurança Máxima do complexo Peninteciario.

Na parte prática, treinaram o combate a incêndio defensivo, quando o combate é feito sem o equipamento de proteção individual (EPI), sem o contato direto com a fumaça e as chamas. Além disso, foi repassado as técnicas de maleabilidade com mangueira e acondicionamento aduchada pelo seio. Foi feito uma sistema de mangueira com uma  linha de ataque.

Em síntese, os alunos entenderam a importância do combate ao princípio de incêndio. Após essa instrução, os policiais penais encontram-se aptos a poderem trabalhar em conjunto com os Bombeiros Militares, em caso de incêndio em edificações carcerárias.

De acordo com o 1º Tenente Dionnis, ” o conhecimento sobre o combate a incêndio é uma importante disciplina para os Policiais Penais, pois em situações de rebeliões de presos, o fogo é utilizado como arma. Assim, em uma situação de emergência, estes profissionais poderão agir em consonância com os Bombeiros Militares para garantir a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente”, declarou o Oficial que ministrou a instrução.