4 de maio de 2021 - 11:30 # # # # # #

6ªCia/1ºBBM - Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins

Bombeiros Militares do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins

Bombeiros do Aeródromo (6ªCia/1ºBBM) realizam treinamento de Circuito de Resgate. A 6ªCIA/1°BBM – Aeródromo (Seção Contra Incêndio – SCI), lotada no Aeroporto Internacional de Fortaleza, cumprindo seu Programa de Treinamento Recorrente (PTR-BA), realizou durante a última semana do mês de abril um treinamento intitulado de “Circuito de Resgate”. Na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

O Circuito de Resgate

O circuito de resgate é uma ferramenta de treinamento multidisciplinar que agrega diversas atividades em uma só. Por meio dessa ferramenta os bombeiros do aeroporto de Fortaleza são submetidos à exercícios de força, resistência, capacidades aeróbica e de flexibilidade. Os bombeiros também devem executar atividades operacionais de salvamento e resgate em ambientes com diversos níveis de dificuldade, incluindo exercício sem visibilidade (blackout).

Além disso, o circuito permite desenvolver a competição entre as equipes e isso faz com que cada Bombeiro Chefe de Equipe (BA-CE) deva desenvolver a capacidade de conhecer bem seu time de profissionais, já que as atividades necessitam ser distribuídas de maneira nivelada.

A máxima desse treinamento é: nem sempre quem termina em menor tempo é o que vence a competição, pois cada prova tem suas penalidades para cada erro cometido durante sua execução.

Ademais, há outros ganhos para cada participante, tais como melhora do condicionamento físico, psicológico, cognitivo e o desenvolvimento do trabalho em equipe em um ambiente de estresse extremo.

Conforme a ANAC, em seu Manual de SESCINC (Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio), “O circuito de treinamento funcional é uma boa prática encontrada em muitos SESCINC no Brasil e no mundo, e é uma alternativa para diversificar a rotina da equipe”.

O circuito de resgate no qual os bombeiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza tiveram que participar, contou com as seguintes atividades: (I) Vestimenta de TP (traje de proteção) e EPR (Equipamento de Proteção Respiratória); (II) Transporte de materiais em zigue zague com step; (III) maneabilidade com mangueiras no alvo com jato atomizado; (IV) Resgate de vítimas com a técnica da escada em dobradiça (rebatida); (V) Uso dos equipamentos de resgate e salvamento, e (VI) Circuito mayday sem visibilidade (em blackout).

Os Bombeiros do Aeródromo

Os bombeiros militares da Unidade Militar do Aeroporto têm buscado o aprimoramento de técnicas de resgate e salvamento visando, principalmente, o atendimento de resgate em aeronaves de grande porte que, comumente, pousam no aeroporto, como no caso dos Airbus A330-900neo (altura 16,79m) e os Boeing 777-200 (altura 18,6m), assim como possíveis sinistros ou colapso na estrutura do aeroporto.

As instruções foram supervisionadas pelo Comandante e Comandante Adjunto da Unidade, TCel BM Marinho e TCel BM Cláudio, respectivamente. O treinamento ocorreu durante 3 dias e foi desenvolvido pelos instrutores ST BM Paiva, ST BM Rômulo, CB Mariano e CB BM Araújo, tendo como participantes todo o efetivo da Companhia, nesse momento de prática física e operacional.

A seguir, assista um vídeo e curta um pouco das imagens do treinamento.

Siga nossas rede sociais