30 de abril de 2021 - 18:23 # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros de Juazeiro do Norte resgatam vítima de acidente de trânsito, em Farias Brito

Bombeiros de Juazeiro do Norte resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens na CE 386, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). A princípio, o acidente ocorreu por volta das 08h26 da manhã desta quinta-feira (29), a 7 km da cidade, em Farias Brito. A colisão frontal entre uma Van e uma Pick Up.

Igualmente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Juazeiro do Norte (CIOPS-JN) que acionou a 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/5ºBBM). Imediatamente, se deslocou até o local da ocorrência.

O condutor do veículo tipo Pick Up ficou preso às ferragens, sendo desencarcerado pelos Bombeiros de Juazeiro do Norte, cuja guarnição foi composta pelo Subtenente Noronha e Soldado Francivan, na viatura de Auto Salvamento 27 (AS 27).

A vítima presa às ferragens, um Senhor de 63 anos de idade, estava consciente e orientava, não se queixou de dores e não apresentava ferimentos mais graves. Contudo, após o resgate e estabilização, foi imobilizado e conduzida pela equipe do SAMU para uma Unidade de Pronto Atendimento.

No resgate da vítima, os Bombeiros de Juazeiro do Norte (1ªCia/5ºBBM) utilizaram os equipamentos de desencarceramento e uma serra sabre.

Atuaram na ocorrência, o DEMUTRAN de Farias Brito, agentes Marcos e Domingos, bem como, a PMCE com o Cabo Alex, Soldado Talles e Soldado César Nunes. Enquanto que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o enfermeiro Victor, o condutor Lúcio da USA e a socorrista Cavalcante, prestaram o atendimento pré-hospitalar (APH) e conduziram a vítima até o hospital.

Equipamento de Desencarceramento

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Igualmente, um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho