24 de abril de 2021 - 09:51 # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros de Sobral resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens

Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens

Bombeiros de Sobral resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). O acidente ocorreu por volta das 15h40 da tarde desta sexta-feira (23), na estrada que liga os municípios de Sobral e Meruoca. A colisão foi tipo frontal entre um veículo de passeio e um caminhão baú.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (CIOPS – Sobral) que acionou a 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM). Imediatamente, se deslocou até o local da ocorrência com duas guarnições, uma de combate a incêndio e uma de busca e salvamento.

Bombeiros de Sobral resgatam vítima de acidente de trânsito presa às ferragens

O condutor do veículo de passeio ficou preso às ferragens, sendo retirado pela equipe de Busca e Resgate da 1ª Cia/3º BBM, composta pelo subtenente Nogueira, soldado Fernando, soldado Thaylan e soldado Melo. Contudo, houve vazamento de combustível no local, sendo resolvido pela guarnição de Combate a Incêndios composta pelo Tenente Azevedo, subtenente Crispim, subtenente Jairdson e soldado Melquisedeque.

A vítima teve fratura exposta nos dois membros inferiores (fêmur). Contudo, após o resgate, estabilização e imobilização, foi conduzida pela equipe do SAMU à Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

No resgate da vítima, os Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) utilizaram os equipamentos de desencarceramento. A Guarda Civil Municipal de Sobral controlou o trânsito e fez isolamento do local. Enquanto que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou o atendimento pré-hospitalar (APH) e conduziu a vítima até o hospital.

Equipamento de Desencarceramento

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho