Bombeiros, PRF e SAMU atuam em acidente de transito com vítimas presas às ferragens na BR 222

21 de abril de 2021 - 10:56 # # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Bombeiros, PRF e SAMU atuam em acidente de trânsito, em Itapajé/CE

Bombeiros, PRF e SAMU atuam em acidente de trânsito, na BR 222, KM 133, no Município de Itapajé/CE, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) “o acidente ocorreu às 3 horas da madrugada desta quarta-feira (21). A colisão tipo frontal entre os veículos FIAT/ARGO DRIVE 1.0 e um caminhão”, em nota informou. Infelizmente foram quatro (4) vítimas em óbito e uma (1) criança com escoriações, única sobrevivente da família do veículo de passeio.

Inicialmente, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou no local e acionou a Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A princípio, o SAMU conduziu a criança para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Itapajé/CE. Do mesmo modo, após atendimento, foi transportada para  o Instituto Dr. José Frota (IJF-Centro), em Fortaleza/CE, com suspeita de traumatismo crânio encefálico (TCE), pois a mesma foi arremessada do veículo.

No resgate das vítimas, os Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) e Bombeiros de Itapipoca (5ªCia/3ºBBM) utilizaram os equipamentos de desencarceramento. A PEFOCE conduziu as vítimas para o Núcleo de Sobral/CE.

Equipamento de Desencarceramento

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros.

Atuaram na ocorrência pelos Bombeiros de Itapipoca, o Subtenente Reis, Soldado Miranda e Soldado Felipe, na viatura de Auto Salvamento 38, enquanto que os Bombeiros de Sobral contaram com o  Soldado César, Soldado Fernando e Soldado Edson, na viatura de Auto Salvamento 70.

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho

Vidas alheias e riquez1as salvar!