Bombeiros resgatam sagui e o conduzem ao seu habitat natural, em Sobral

9 de abril de 2021 - 15:16 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros resgatam sagui em Sobral

Bombeiros (1ªCia/3ºBBM) resgatam sagui em Sobral

Bombeiros resgatam sagui e o conduzem ao seu habitat natural, em Sobral. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), por volta das 9h40. Imediatamente os bombeiros se deslocaram para a Rua Raimundo Olivar Carneiro, Bairro Paraíso das Flores, em Sobral. Na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Alerta sobre o sagui

Com seu jeito brincalhão, o sagui é um pequeno macaco que encanta adultos e crianças – não por acaso, muita gente decide criá-lo como animal de estimação, que não é recomendável. Para começo de conversa, o sagui é um animal silvestre e não é adaptado ao ambiente doméstico, diferentemente do gato e do cachorro, que evoluíram por séculos até estarem aptos a viver com os humanos. Ou seja, por mais dedicado que o tutor seja, o macaco nunca terá todas as suas necessidades plenamente atendidas no quintal de uma casa.

Veja 4 motivos para não ter um sagui de estimação:

1 – Ele precisa de seus companheiros de espécie

Os saguis têm uma alta capacidade cognitiva e precisa de outros da sua espécie por perto para aprender com eles. Por isso eles vivem em bando e se beneficiam do contato com seus pares – o que, obviamente, não acontece em ambiente doméstico, onde ele tem companhia apenas de humanos por algumas horas.

(Foto: Luiz M. Rocha/Visual Hunt)

2 – Saguis se tornam agressivos na vida adulta

Por mais amistoso que seja, quando o macaco atinge a maturidade sexual (por volta dos dois anos de idade), ele fica mais agressivo, principalmente se for macho. Isso acontece por causa de sua necessidade de manter a hierarquia no bando.

Ao viver longe do seu habitat natural e não ter todas as suas necessidades atendidas, o animal acaba vivendo estressado – o que pode deixá-lo ainda mais agressivo. Criado como animal de estimação, ele ainda direciona esse comportamento aos humanos, com mordidas e agressões.

3 – Macacos podem transmitir doenças como a raiva

Dentre as doenças que o sagui pode ter e transmitir estão a raiva, verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia, por exemplo. Quando vivem estressados, eles ficam ainda mais vulneráveis a contrair e transmitir doenças aos humanos – incluindo enfermidades que o animal não encontraria na natureza.

Além disso, o sagui pode trazer doenças que estão presentes apenas na natureza para centros urbanos. pelo menos por quatro motivos: Quando criado em ambiente doméstico, o sagui pode sofrer estresse crônico.

4 – Saguis comem muito e têm uma alimentação variada

Ao contrário do que muita gente pensa, os saguis não comem apenas bananas e frutas. Na verdade, se o animal comer apenas frutas pode acabar desnutrido. Isso porque o macaco é um animal onívoro e de metabolismo rápido, que come muito e na natureza também consome insetos e grãos.

(Foto: Luiz M. Rocha/Visual Hunt)

Saguis são animais silvestres

Dito isso, você quer ver um macaco feliz fazendo “macaquice”? Então observe-o na natureza, filme e tire fotos (de longe!). Ele é um animal silvestre e deve permanecer em seu habitat natural. Nunca compre um silvestre para ser animal de estimação.

Após resgatar o sagui, este foi conduzido pela guarnição até seu habitat natural na Área de Proteção Ambiental da Meruoca.

Estatística

Contudo, em 2019, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, na capital e interior, 3.919 animais. Bem como, em 2020 esse número aumentou para 5.217 animais resgatados. Acreditamos que o número cresceu em decorrência das queimadas do segundo semestre do ano passado.

Bombeiros resgatam sagui em Sobral. A guarnição de Salvamento da 1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral que resgatou o sagui foi composta pelo: Subtenente Nogueira, Soldado Mauricio, Soldado César e Soldado Melquisedeque, na viatura CDC 0001.

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho