Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) um pouco mais sobre a passagem de serviço e conferência de materiais

8 de abril de 2021 - 17:20 # # # # # #

Texto: Francisco Eduardo Fideles Dutra e Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Mais um plantão de serviço na 1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral, na AIS 14

Bombeiros de Sobral (1ªCia/3ºBBM) um pouco mais sobre a passagem de serviço e conferência de materiais. Na manhã desta quinta-feira (8), por volta das 08 horas o efetivo de plantão realiza o hasteamento do pavilhão nacional. De acordo com o Art. 15, ” A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. § 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais”, Lei Nº 5.700/1971 (Lei dos Símbolos Nacionais de Brasil).

Todas os Batalhões e Companhias e Unidades Administrativas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará seguem esta doutrina.

Logo em seguida, temos a passagem de serviço, onde são tratados os assuntos como ordem do dia, determinações, missões e alterações.

Guarnição de Busca e Salvamento

Imediatamente a passagem de serviço se inicia a conferencia de materiais das guarnições que vai além da simples contagem. Contudo, todo o material é ligado, verificado quantidades, inclusive de combustível, e são posto em operação de modo a verificação se estão em condições de pronto-emprego para o efetivo serviço de prontidão.

Estes materiais salvam vidas e protegem os Bombeiros Militares.

Tudo é conferido, contato, ligado e testado. Estamos falando de todos os quarteis que dispõem de guarnições de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI).

Combate a Incêndio

Até agora mostramos um pouco da busca e salvamento, vamos agora ao combate a incêndio.

A roupa de Combate a Incêndio, ou conjunto de aproximação é composto de calça e jaqueta de aramida. Como também, deve ser usado juntamente com luvas, botas, capuz balaclava, capacete e acessórios que completem a total segurança do Bombeiro Militar. A roupa mais o  Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA) chegam a pesar cerca de 30 kg. A proteção é significativa mas o desgaste é evidente.

Além do que já foi dito, precisamos conhecer o equipamento e saber usá-lo. Não tem outro jeito, é prática, prática e prática, de modo que seja natural e rápido a equipagem do material mas que se mantenha sempre a segurança.

Neste exercício se confere deste a bomba da viatura, o uso da pressão adequada, neste caso 100 libras, posicionamento e uso do esguicho de vazão e suas potencialidades. Igualmente, o bombeiro da pulsos que podem ser curto, médios e longos, dependendo da necessidade.

Simulando aproximação em incêndio de veículo.

O combate neste caso foi em diagonal.

Proteção contra Flashover. Este movimento permite que o bombeiro se proteja durante este fenômeno.

Flashover

Todavia, o termo flashover foi introduzido pelo cientista britânico P.H. Thomas, nos anos 60, e foi usado para descrever a teoria do crescimento de um fogo até o ponto onde se torna um incêndio totalmente desenvolvido.

Contudo, a teoria do flashover diz que durante o crescimento do incêndio, o calor da combustão poderá aquecer gradualmente todos os materiais combustíveis presentes no ambiente e fazer com que eles alcancem, simultaneamente, seu ponto de ignição, produzindo a queima instantânea e concomitante desses materiais (dita, ignição súbita generalizada ou inflamação generalizada). Isso acontece porque a camada de gases do incêndio (gases aquecidos) que se cria no teto da edificação durante a fase de crescimento do fogo irradia calor para os materiais combustíveis situados longe da origem do fogo (zona de pressão positiva). Esse calor irradiado produz a pirólise dos materiais combustíveis do ambiente. Os gases que se produzem durante este período se aquecem até a temperatura de ignição e ocorre o flashover, ficando toda a área envolvida pelas chama.

Em síntese, mais um plantão com passagem de serviço e conferencia de materiais nas nossas unidades operacionais.

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho

A guarnição de serviço nesta Quinta-feira (8) foi composta pelo TC Moraes, oficial de dia e comandante de socorro, Subtenente Jairo, adjunto, Subtenente Holanda, cove, Soldado Thaylan, chefe de linha, Soldado P Neto, auxiliar de linha, todos no Combate a Incêndio. Porém, o Subtenente Nogueira, comandante de guarnição, Cabo Alex, armador 1, Soldado César, Soldado 2 e Soldado Fernando, cove. Operador de rádio, Subtenente Marlos.

Vidas alheias e riquez1as salvar!