7 de abril de 2021 - 12:26 # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação industrial na Barra do Ceará

Corpo de Bombeiros (1ªCia/1ºBBM – Quartel Central) debela incêndio em Edificação Industrial

Contexto

Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação industrial na Barra do Ceará. A Coordenadoria Integrada de Operação de Segurança (CIOPS) por volta das 17h46 da tarde desta terça-feira (6) acionou o Quartel Central (1ªCia/1ºBBM). Imediatamente a guarnição de combate a incêndio se deslocou para a Rua Alberto Oliveira, na Barra do Ceará. Na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8).

Estabelecimento e ataque

Ao chegar no local, a brigada de Incêndio da empresa estava atuando. Armaram duas linhas e estavam fazendo a proteção das áreas não afetadas pelo incêndio. O que contribuiu para que o incêndio não se alastrasse.

De acordo com o 1º Tenente Waldomiro Loreto do Nascimento, ” após o reconhecimento foram tomadas providencias iniciais, onde os brigadistas foram retirados da zona quente, verificamos o desligamento da rede elétrica do setor e solicitei a técnica de segurança no trabalho a redução máxima da pressão dos vasos ativos na empresa”, relatou o comandante do socorro.

Após esses procedimentos foi executado o combate inicial no local pela guarnição. Havia muito óleo de castanha espalhado no local e este foi parar nos formos onde houve reação de ignição. O combate foi realizado e rapidamente, próximo de 25 minutos, o incêndio foi controlado, isso graças a intervenção inicial da brigada local.

Sistemas preventivos

Foram utilizados os próprios sistemas preventivos da empresa, ou seja, canalização preventiva com o uso da água da Reserva Técnica de Incêndio (RTI), hidrante de parede e as mangueiras. o último local do combate foram as esteiras superiores. Ao final foi feito realizado o rescaldo.

De acordo com o Tenente Loreto, ” rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança ”, conceituou o oficial.

A edificação possui o certificado de conformidade e projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Ceará. Os sistemas preventivos e a brigada de incêndio funcionaram adequadamente.

Danos

Em suma, os prejuízos foram materiais: um quadro elétrico, três esteiras de distribuição de alimentação, dois motores elétricos das esteiras.

Guarnição

Em síntese, o Corpo de Bombeiros debela incêndio em edificação industrial na Barra do Ceará. A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1º Tenente Loreto, Subtenente Vital, Subtenente Cleber, Cabo Melo, Soldado Davi, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03). E, no apoio o Subtenente Erisvaldo, na viatura Auto Tanque 17 (AT 17).

Siga nossas Redes Sociais

CBMCE - Bombeirinho