Corpo de Bombeiros e SAMU atuam em parto de bebê pré-maturo

6 de abril de 2021 - 12:31 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra

Bombeiros e SAMU atuam em parto de pré-maturo

Corpo de Bombeiros e SAMU atuam em parto de pré-maturo

Corpo de Bombeiros e SAMU atuam em parto de pré-maturo no Quartel Central. Por volta das 9 horas e 45 minutos da manhã desta terça-feira (6), os Bombeiros Militares do Quartel Central atenderam uma moradora de rua em trabalho de parto. Imediatamente a guarda do quartel bradou a ocorrência e pediu apoio a ambulância de Resgate, na Rua Oto de Alencar, 215 – Jacarecanga, em Fortaleza/CE, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

De acordo com o Subtenente Antônio, ” a Senhora chegou na guarda e disse que estava sentindo dores abdominais muito fortes, ao se aproximar a bolsa já rompeu e o mesmo acolheu a criança em suas mãos”. relatou o comandante da guarda. Segundo populares, a mãe da criança é morada de rua e passou a noite anterior sentindo dores, nas proximidades da Praça Gustavo Barroso (Praça do Liceu).

Atendimento e resgate

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Ao mesmo tempo, se realizou o atendimento pré-hospitalar, foi verificado que a criança era uma menina pré-matura. A Enfermeira Fabíola Nobre cortou o cordão umbilical e a bebê foi enrolada para que ficasse aquecida. O Cabo Andrade percebeu que os batimentos  estavam fraquinhos, ele com o dedo indicador fez uma pequena compressão e ela chorou, também estava arroxeada. Considerando que os bebês que nascem de parto prematuro precisam de cuidados específicos. Isso porque esses recém-nascidos são biologicamente mais frágeis do que os que completaram 38 semanas de gestação.

Imediatamente, para preservar a vida da bebê, esta foi conduzida ao Hospital Geral Doutor César Cals, na Avenida Imperador no Centro de Fortaleza/CE pelo Subtenente Marcelo e o Cabo Andrade, na viatura ASP 23.

Chegando ao Hospital, a bebê foi conduzida diretamente para a UTI Neonatal e recebeu avaliação e pronto atendimento da médica Daiana Monteiro e sua equipe.

Do mesmo modo, a mãe da bebê foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzida ao mesmo Hospital da bebê. A mãe preferiu não se identificar e nem conduzia consigo nenhum documento pessoal.

Guarnição

Em síntese, o Corpo de Bombeiros e SAMU atuam em parto de bebê pré-maturo. Atuaram na ocorrência o Subtenente Antônio, Subtenente Marcelo e Cabo Andrade, além da equipe da SAMU Mateus e Wiliane, na viatura M03.

CBMCE - Bombeirinho