Bombeiros resgatam cobra jararaca, em Sobral/CE

1 de abril de 2021 - 16:50 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros resgatam cobra jararaca em Sobral/CE

Bombeiros (1ªCia/3ºBBM) resgatam animal (cobra jararaca), em Sobral

Contexto

Bombeiros resgatam cobra jararaca em Sobral/CE. Na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Primeiramente, os Bombeiros Militares (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral/CE) por volta das 10 horas e 30 minutos da manhã desta quinta-feira (01) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (CIOPS – Sobral) para atender uma ocorrência de resgate de animal (cobra jararaca). Imediatamente a guarnição se deslocou até o Distrito do Jordão, em Sobral/CE.

Reconhecimento e Resgate

Logo depois de chegar no local, a Guarnição se deparou com o animal da espécie Bothrops Jararaca, estava em uma árvore frutífera (acerola) no Sítio Mãe Rainha, situado no Distrito de Jordão, na Serra do Rosário.

De acordo com o Subtenente Nixon, ” para o resgate foi utilizada uma pinça para resgate e manejo de répteis, cobras e serpentes, também conhecida como pincão herpetológico ou snake tong, é uma ferramenta fabricada em alumínio e aço inoxidável de alta resistência “, destacou o comandante do socorro.

Igualmente, após o resgate, o animal foi conduzido e libertado em seu habitat natural na Área de Proteção Ambiental Serra da Meruoca, sob a gestão do Instituto Chico Mendes  de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Por prevenção, sempre devemos nos manter distantes de animais silvestres, pois dependendo da situação, estes podem ser agressivos, levando a perigo de ataque. Normalmente, este comportamento se dá quando se sentem ameaçados.

No entanto, neste caso específico, as jararacas são responsáveis por mais de 85% dos acidentes com cobra peçonhenta no Brasil. Ao todo são 20 espécies pertencentes a esse gênero, e elas normalmente vivem em regiões com mata.

Sobre o animal

A jararaca é uma serpente peçonhenta encontrada em várias áreas da América do Sul e, inclusive, responsável pela maioria dos acidentes com cobras no Brasil. Além disso, também tem como habitat regiões do Norte da Argentina e Venezuela. Dentro das regiões que vive, a jararaca se adapta a diversos habitat. Assim como vive em áreas abertas, também está em grandes cidades, campos cultivados, arbustos e vários tipos de florestas.

O veneno dessa espécie é extremamente letal para humanos e animais domésticos. Assim, qualquer mordida gera uma necessidade urgente de cuidados médicos.

Esse tipo de cobra tem um veneno que causa necrose nos músculos, inchaço, dor e hemorragia. Após a picada, a pessoa deve receber o soro antiofídico em menos de quatro horas.

Diferenças entre Animais Peçonhentos e Venenosos

Os animais peçonhentos e venenosos possuem em comum o fato de produzir veneno. O que os diferencia é a presença de uma estrutura para inocular (injetar, transmitir) essa substância. Os animais peçonhentos possuem um aparelho para inocular o veneno. As glândulas de veneno ou peçonha desses animais ligam-se com dentes ocos, ferrões ou aguilhões.

São exemplos de animais peçonhentos as serpentes, aranhas, escorpiões, vespas, abelhas, marimbondos e formigas. Entre as serpentes peçonhentas encontradas no Brasil estão: a cascavel, as jararacas, a surucucu e a coral-verdadeira. Em serpentes, as glândulas de veneno ligam-se aos dentes ocos (presas) usados para inocular o veneno.

Os animais venenosos produzem veneno. Porém, não possuem estruturas para inoculação. Um exemplo de animal venenoso é o sapo. Algumas espécies são venenosas, mas o veneno só é liberado quando a glândula que o produz é pressionada. No Brasil, os principais animais peçonhentos que causam acidentes são as serpentes, escorpiões e aranhas.

Incidência de cobras

No Brasil, é registrada uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano, sendo a incidência de picadas de cobras peçonhentas maior nessa época do ano, março a agosto. Nessa época do ano, as cobras procriam mais. Isso porque os animais armazenam sêmen e só o liberam quando há possibilidade de o filhote ter comida. O alimento, no caso, é o rato, que se multiplica com o maior acúmulo de lixo.

Conforme explica o Tenente-Coronel Albert Arruda, o perigo aumenta na zona rural, “na roça, muitas pessoas não usam bota, luva e, quando limpam o terreno ou pegam em madeira não olham direito o local, nas cidades é cada vez mais comum encontrar cobra em motor de carro”, comentou o Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

O Comandante informa que, no Ceará, a maioria das vítimas são homens de seis a 70 anos na zona rural. Ainda de acordo com o major Melo, as ocorrências se dão mais entre 4 e 7 horas da manhã e entre 17 horas e 18h30min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.

Maior incidência de cobras no Ceará

De acordo com o Tenente-Coronel, “a serpente peçonhenta mais comum no Estado é a Jararaca. Já a Cascavel aparece mais em regiões secas, áridas e com muitas pedras, como em Quixadá. A Coral é mais urbana, fica onde há muito lixo, mas prefere local subterrâneo. Em Fortaleza, as cobras aparecem mais na periferia, em especial perto de lagoas e rios. Perto do mar não, mas o Bairro Pirambu foge à regra devido ao lixo”, relata o comandante.

De um modo geral, “as cobras se alimentam à noite. Por conta disso, quando picam uma pessoa durante o dia, a quantidade de veneno é menor porque este já foi depositado em outros animais. Em compensação, em quem é picado à noite normalmente a ação do veneno é total”, como explica o Tenente-Coronel.

Para sua maior segurança, o CBMCE sugere:

Ação preventiva

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sente ameaçada. Por isso, ao avistar uma cobra, não pense duas vezes, desvie do caminho dela, a deixando seguir o caminho dela e você o seu.

Além disso, vale também seguir as dicas abaixo:

– Utilizar equipamento de segurança individual (EPI), como, bota cano longo, luvas de punho alongado e óculos de proteção podem evitar 80% dos acidentes;

– Usar um bastão ou vara longa para manipular objetos ou mato, lixo que possam conter algo escondido por baixo, de modo a manter-se distante em caso de um ataque de cobras;

– Manter seu quintal ou terreno limpo e não acumular lixo ou resto de materiais de construção ou quaisquer outros tipos;

– Calçar sapatos fechados e calças compridas. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras use botas de cano alto ou perneiras para proteger a parte de baixo das pernas;

– Observar com muita atenção onde coloca as mãos, quando for se apoiar para pegar impulso ou até mesmo na hora do descanso. Usar luvas de aparas de couro para manipular folhas secas, montes de lixo, lenha, palhas etc. Não colocar as mãos em buracos. Cerca de 15% das picadas atingem mãos ou antebraços;

Algumas dicas:

– Cobras se abrigam em locais quentes, escuros e úmidos. Cuidado ao mexer em pilhas de lenha, palhadas de feijão, milho ou cana. Cuidado ao revirar cupinzeiros;
– Onde há rato, há cobra. Limpar paióis e terreiros, não deixar lixo acumulado. Fechar buracos de muros e frestas de portas;
_ Evitar acúmulo de lixo ou entulho, de pedras, tijolos, telhas e madeiras, bem como não deixar mato alto ao redor das casas. Isso atrai e serve de abrigo para pequenos animais, que servem de alimentos às serpentes.

Em caso de acampamento

Sempre verificar seus sapatos fora da barraca, antes de calçá-lo, certifique-se de que não tem alguma intrusa se abrigando dentro dele. Cobras gostam de se abrigar em locais quentes, escuros e úmidos, exatamente como sua bota ficará após uma caminhada;

Sempre procure limpar o local onde irá montar a sua barraca, tirando gravetos, folhas mortas, cascas de árvores. As cobras e outros animais peçonhentos costumam ficar escondidos nesses locais durante o dia para à noite sair para explorar. Sempre faça essa limpeza com cuidado, pode ter uma cobra escondida embaixo de pedras e troncos.

O que fazer em caso de picada de cobra

O mais importante depois de uma picada de cobra é manter o membro que foi picado o mais parado possível, porque quanto mais se movimentar mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo e chegar em vários órgãos vitais. Isso se aplica também a qualquer atividade que possa acelerar o batimento cardíaco, já que o aumento da circulação do sangue também espalha o sangue.

Assim, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até ao hospital. Outra opção é ligar para a ajuda por meio de um atendimento pré-hospitalar, pelo número 193.

Até chegar ao hospital ou até a chegada da ajuda, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:

– Lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida e impedir a entrada de mais veneno ou micro-organismos;

– Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha rápido e o veneno também;

– Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele;

– Procurar o serviço médico o mais breve possível, e, somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vítima de quaisquer acidente.

– Se possível, levar o animal para identificação, ou mesmo fazer algum registro por meio de fotografia ou vídeo.

Alerta!

A maior parte das cobras no Brasil não têm veneno e, por isso, a picada não é perigosa para a saúde, no entanto, em qualquer caso é sempre importante ir ao hospital para informar as características da cobra e confirmar e identificar se realmente era venenosa ou não. Do mesmo modo, caso tenha sido um picada por cobra venenosa, geralmente é administrado o antídoto para o veneno, de forma a que as lesões parem de acontecer.

Igualmente, se não for possível transportar a cobra para o hospital, é aconselhado tomar nota das principais características, como cor, padrão, formato da cabeça e tamanho, ou tirar uma fotografia e/ou filmar.

Sempre considerar, no caso de ser atacado, que a cobra seja peçonhenta, e seguir o protocolo para tal situação.

O que não fazer após a picada

Existem várias crenças populares sobre o que fazer após uma picada de cobra, no entanto, é totalmente desaconselhado:

Tentar sugar o veneno para fora da picada;

Fazer um torniquete ou garrote apertado;

Cortar e/ou perfurar ao na ferida ou arredor do local da picada;

Dar bebida alcoólica a vítima;

Dar qualquer medicamento à vítima.

Além disso, também não se deve aplicar qualquer tipo de mistura caseiras sobre a picada, pó de café ou outros contaminantes, pois além de não existir comprovação científica, pode acabar causando uma infecção do local.

Como saber se a cobra é venenosa ou não

Embora não seja um método completamente eficaz, existem algumas características que podem ajudar a distinguir uma cobra venenosa de outra não venenosa, ou não peçonhenta. Algumas dessas características incluem:

Cobra venenosa

Cabeça triangular e achatada;

Dentes longos na parte da frente da boca;

Olhos com fenda, semelhante ao olho de gato fechado;

Cauda que afina rapidamente;

Tenta atacar quando perseguida.

Cobra não venenosa

Cabeça estreita e alongada

Sem dentes alongados na parte de trás da boca

Olhos com pupila circular

Cauda que afina gradualmente com o corpo

Foge quando perseguida

Sintomas de uma picada de cobra venenosa

Em síntese, no caso de uma picada de cobra venenosa, com injeção de veneno, é comum que, após a dor que surge no local devido à picada, possam aparecer outros sintomas como:

Dor que piora ao longo do tempo;

Inchaço que vai aumentando e afetando mais áreas ao redor da picada;

Ínguas dolorosas em locais próximos da picada. Por exemplo, no braço é possível que surja inchaço das ínguas da axila, já na perna podem inflamar as da virilha;

Bolhas na pele;

Náuseas e vômitos;

Tonturas, sensação de mal-estar geral e desmaio.

No entanto, estes sintomas podem variar de acordo com a espécie de cobra, sendo que até existem algumas cobras venenosas em que a mordida não causa qualquer sintoma. Por fim, é sempre importante ir ao hospital, mesmo que se suspeite de que a cobra não é realmente venenosa.

Estatística

Contudo, em 2019, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, na capital e interior, 3.919 animais. Bem como, em 2020 esse número aumentou para 5.217 animais resgatados. Acreditamos que o número cresceu em decorrência das queimadas do segundo semestre do ano passado.

Guarnição

Em síntese, os Bombeiros resgatam cobra jararaca. A guarnição de serviço da 1ªCia/3ºBBM que atendeu esta ocorrência foi composta pelo Subtenente Nixon, Cabo Rodrigues, Soldado Jozias e Soldado Soares, na viatura CDC 0001.

Siga nossas redes sociais

CBMCE - Bombeirinho

Vidas alheias e riquezas salvar!