Bombeiros atuam em dois incêndios na AIS 12

29 de março de 2021 - 09:37 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros atuam em dois incêndios na AIS 12

Bombeiros (1ªCia/2ºBBM) atuam em dois incêndios na AIS 12

incêndio em reciclagem

Bombeiros atuam em incêndios na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

Primeiramente, os Bombeiros Militares (1ªCia/2ºBBM – Quartel de Maracanaú/CE) por volta das 14h22 da tarde deste domingo (28) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender um incêndio de uma reciclagem. Imediatamente a guarnição se deslocou para a Rua Beco do Mixico, na Sapupara, em Maranguape/CE. .

Estabelecimento e ataque

Logo depois a guarnição chegou no local.

De acordo com  o Tenente Cristino, ” ao chegar no local foi verificado um incêndio em reciclagem que trabalhava com plástico P.E para fabricação de sacolas plásticas e todo o protocolo de segurança foi observado”, relatou o comandante do socorro.

Contudo, para debelar o incêndio foi utilizado cerca de 10 mil litros de água.

Bombeiros atuam em incêndio na AIS 12

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Ao mesmo tempo, se realizou uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição após o rescaldo. Em suma, após o rescaldo foi implementado o isolamento. O local ficou sob responsabilidade do seu proprietário.

Conforme o Tenente Cristino, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Oficial.

Não houve vítima, somente danos materiais. Em síntese, em linhas gerais, um galpão que desabou parte do telhado, arrastando caibros, linhas e ripas, além  do estoque de plástico do depósito.

Bombeiros atuam em incêndios na AIS 12

incêndio em residência

Enquanto que no incêndio em residência, os Bombeiros Militares (1ªCia/2ºBBM – Quartel de Maracanaú/CE) por volta das 20h05 da noite deste domingo (28) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS). Imediatamente a guarnição se deslocou para a Rua 16 no Bairro Alto Alegre, m Maracanaú/CE.

Estabelecimento e ataque

Logo depois a guarnição chegou no local. Que se trata de uma residência de dois quartos.

De acordo com  o Tenente Cristino, ” foi observado que a casa encontra-se abandonada pois o proprietário tinha dado a seu cunhado para morar, mas o mesmo abandonou a residência”, destacou o comandante do socorro. Os danos foram materiais, aparentemente a residência somente tinha uma cama de solteiro no local e muito lixo, roupas velhas e algumas panelas e uma estante de velha de madeira. Não houve vítima.

Outrossim, foi utilizado cerca de 5 mil litros de água da debelar o incêndio e concluir o rescaldo. O ambiente ficou confinado, sendo necessário o uso da máscara autônoma (EPRA) e uma MSA.

Guarnição

Em síntese, os Bombeiros atuam em incêndios na AIS 12, sendo a guarnição composta pelo Tenente Cristino, Subtenente Siqueira, Soldado Jonata Maia e Soldado Diego Mendes, na viatura Auto Bomba Tanque 34 (ABT 34).

CBMCE - Bombeirinho