CEDEC dá suporte a COMDEC de Beberibe nas Ações de Resposta ao deslizamento de terra ocorrido

27 de março de 2021 - 17:30 # # # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CEDEC dá suporte a COMDEC de Beberibe

Defesa Civil do Estado dá suporte a Defesa Civil Municipal de Beberibe

CEDEC dá suporte a COMDEC de Beberibe após deslizamento de terra ocorrido. Na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

Após fortes chuvas, nesta quinta-feira (25), uma cratera abriu na praia de Morro Branco, no município de Beberibe, Litoral Leste do Estado.

De acordo com o Senhor Alexandre Belém, ” houve danos materiais em três barracas de praia, duas casas e no Centro de Artesanato de Morro Branco “, informou o coordenador de Defesa Civil de Beberibe. Não houve vítima em decorrência do deslizamento.

CEDEC dá suporte a COMDEC de Beberibe

A Superintendência de Obras Públicas do Município (SOP) encontra-se no local para realizar trabalho de contenção interna com pedras. A cratera foi aberta após fortes chuvas nos últimos três dias e ocasionou o rompimento da rede de drenagem pluvial.

De acordo com a Prefeitura de Beberibe, ” as duas residências atingidas tiveram que ser evacuadas por conta do risco de desabar areia”, destacou, ” a primeira família, composta por um casal, será abrigada na casa de parentes, enquanto que a segunda família, dois adultos e duas crianças, o Executivo municipal vai providenciar aluguel social “.

As chuvas

Igualmente, a última terça-feira, 24, Beberibe tem registrado chuvas significativas, acima de 60 milímetros em 24 horas, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Choveu com maior intensidade entre às 7 horas da quarta-feira e o mesmo horário da quinta-feira: 127,2 milímetros foram anotados no posto de Paripueira. No total, foram 264 milímetros em três dias.

De acordo com os técnicos da CEDEC, ” o evento ocorreu no Distrito Sede na Praia do Morro Branco que dista da Sede 4km. Tal evento atingiu o Centro de Artesanato de Morro Branco, onde foram afetados 12 Box de um total de 64″, disse, ” a enxurrada causou deslizamento de barreira por percolação de águas pluviais medindo 30m da cota zero até a elevação máxima”, comentou, ” Todo o material carreado atingiu a jusante causando soterramento parcial em 3 barracas a beira mar, não houveram danos significativos”.

Em síntese, no local encontra-se a SOP (Superintendência de Obras Públicas) juntamente com a empresa contratada: Construtora Samaria Ltda .As obras de recuperação do cenário já foram iniciadas nos dias anteriores.  A COMDEC iniciou a contenção das barreiras com lonas plásticas e sacos de ráfia.

O CBMCE por meio da CEDEC cedeu a COMDEC duas bobinas de lona plástica e mil sacos de ráfia. CEDEC dá suporte a COMDEC de Beberibe após deslizamento de terra ocorrido

Legendas

CBMCE – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CEDEC – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

SOP – Superintendência de Obras Públicas

Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR!