Bombeiros debelam incêndio em apartamento na Aldeota

26 de março de 2021 - 10:26 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros debelam incêndio em apartamento na Aldeota

Bombeiros (1ªCia/1ºBBM) e (2ªCia/1ºBBM) debelam incêndio em apartamento na Aldeota

Introdução

Bombeiros debelam incêndio em apartamento. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Primeiramente, os Bombeiros Militares do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) e do Quartel do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM) foram acionados, no final da manhã desta quinta-feira (25), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência de incêndio em edificação multifamiliar. Imediatamente as guarnições se deslocaram a Rua General Tertuliano Potiguara com Professor Dias da Rocha, Bairro: Aldeota, em Fortaleza.

Estabelecimento e ataque

Logo depois as guarnição chegaram no local, se depararam com incêndio no 5º andar de um apartamento. De acordo com o 1º Tenente Júnior, “o sistema preventivo do condomínio funcionou, conectamos a viatura no hidrante de passeio e pressurizamos a tubulação, o que permitiu um ataque direto a partir do hidrante de pavimento do 5º andar da edificação”. destacou o comandante do socorro do Mucuripe, primeira guarnição a chegar no local da ocorrência. Foi utilizada cerca de 5 mil litros de água da Reserva Técnica de Incêndio (RTI) para debelar o incêndio e concluir o rescaldo.

Conforme o Major Mário, “20 bombeiros militares atuaram no incêndio, por meio de cinco guarnições em oito viaturas”, detalhou o Coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros. “o fogo demorou cerca de trinta minutos para ser controlado, o que colaborou para evitar mais danos durante o incidente”, frisou o Major.

Os danos

“A situação toda acabou gerando danos materiais e, infelizmente, houve a morte de um cachorro que vivia no apartamento afetado, possivelmente pela inalação da fumaça. O que lamentamos profundamente. Não há como afirmar em que local o fogo iniciou e nem a causa. Mas acreditamos que o fogo tenha iniciado em um dos quartos, onde tinha o maior foco. Na verdade, o apartamento teve prejuízo apenas de móveis nesse cômodo”, explica.

Incêndio em apartamento na Aldeota

local onde possivelmente tenha iniciado o incêndio

Segundo o Major Mário, “os demais espaços da unidade ficaram apenas sujos com a fuligem do incêndio”, e “os outros móveis, dos outros cômodos, como sofá e mesa, ficaram sujos pela fumaça. Agora, um dos quartos pegou fogo em tudo que tinha dentro. Não sei se tinha alguém no apartamento, mas quando chegamos boa parte dos moradores já tinham saído para o térreo, e outra parte foi para a cobertura”.

O início da operação.

“Controlamos o fogo no apartamento, só queimou parte desse imóvel no quinto andar. Também desloquei a guarnição de salvamento para a cobertura, onde estavam algumas pessoas, com intuito de acalmá-las enquanto a outra equipe apagava o fogo, Quando o incêndio foi debelado, eu providenciei a descida desse pessoal pelas escadas do prédio”, diz.

Para o major, em casos como esse, a melhor opção é sempre utilizar as escadas de segurança dos apartamentos para descer e não para subir. A Defesa Civil de Fortaleza foi acionada após a operação para analisar os impactos sofridos no prédio após o ocorrido.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

Ao mesmo tempo, se realizou uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição. Na oportunidade foi desligado uma fonte de energia, bem como o abastecimento de gás para o apartamento, bem como foi implementado o isolamento do local. Em suma, após a conclusão do combate ao incêndio, o local ficou sob a responsabilidade do seu proprietário.

Conforme o Major Mário, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Coordenador de Operações.

Guarnição

Em síntese, os Bombeiros debelam incêndio em apartamento. Atuaram cinco guarnições, sendo: duas de combate a incêndio, uma de busca e salvamento, uma ambulância (alfa 2) e a Escada Magirus (AEM 05) com o apoio de um tanque (caminhão pipa) sob o comando do Coordenador de Operações.

Siga nossas redes sociais

CBMCE - Bombeirinho