Bombeiros (2ªCia/3ºBBM) resgatam animal (cassaco), em Crateús

26 de março de 2021 - 15:40 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Bombeiros resgatam animal (cassaco), em Crateús

Bombeiros (2ªCia/3ºBBM) resgatam animal (cassaco)

Contexto

Bombeiros resgatam animal em Crateús. Na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Primeiramente, os Bombeiros Militares de Crateús) (2ªCia/3ºBBM) por volta das 20 horas da noite desta quinta-feira (26) foram acionados pelo número 193 para atender uma ocorrência de resgate de animal (cassaco). Imediatamente a guarnição se deslocou até a Rua Afonso Chaves, no Bairro de Fátima, em Crateús/CE.

Reconhecimento e Resgate

Logo depois de chegar no local, a Guarnição se deparou com o animal em uma árvore, defronte a residência do solicitante.

De acordo com o Cabo Wilk, ” o solicitante estava com receio do “saruê entrar em alguma casa e nos acionou “, informou o comandante do socorro. Ao chegarmos foram feitas buscas e conseguimos localizar o animal, de forma segura e principalmente sem machuca-lo, foi retirado do local e levado ao seu habitat natural.

vídeo mostra momento da soltura do animal (cassaco) em seu habitat natural

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Por prevenção, sempre devemos nos manter distantes de animais silvestres, pois dependendo da situação, estes podem ser agressivos, levando a perigo de ataque.

Sobre o animal

Na Bahia, o gambá, também é chamado de sariguê, saruê ou sarigueia. No Estado da Amazônia, o chamam de mucura. Na Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte é nominado de timbu. No Ceará, Alagoas e agreste pernambucano é chamado de cassaco. Já em Mato Grosso é chamado de mucurê. Enquanto que em São Paulo recebe o nome de: taibu, tacaca e ticaca. Já em Minas Gerais o chamam de saurê.

Em síntese, é um mamífero marsupial, encontrado desde o sul dos Estados Unidos até a América do Sul. É onívoro. Seu principal predador é o gato-do-mato.

Estatística

Em 2019, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, na capital e interior, 3.919 animais. Em 2020 esse número aumentou para 5.217 animais resgatados. Acreditamos que o número cresceu em decorrência das queimadas do segundo semestre do ano passado.

Guarnição

Em síntese, os Bombeiros resgatam animal em Crateús. A guarnição de serviço da 2ªCia/3ºBBM – Quartel de Crateús/CE  que atendeu esta ocorrência foi composta pelo Cabo Wilk, Cabo Agnaldo e Soldado Magno, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 02 (ABTS 02).

Siga nossas redes sociais

CBMCE - Bombeirinho

Vidas alheias e riquezas salvar!