Servidor do Tribunal de Justiça que recebeu treinamento de brigadista debela incêndio em apartamento

24 de março de 2021 - 10:45 # # # # #

Texto: Capitão QOABM AGUIAR SILVA - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Servidor do Tribunal de Justiça do Ceará debela incêndio

Servidor do Tribunal de Justiça que recebeu treinamento de brigadista debela incêndio em apto, em Fortaleza

Contexto

Servidor do Tribunal de Justiça debela incêndio em apartamento, em Fortaleza Inicialmente, de acordo com o senhor Gilmar, na manhã desta sexta-feira (19), “percebi uma fumaça saindo do apartamento do vizinho e com o uso de um extintor de Co² e um extintor de Pó Químico Seco, consegui debelar o princípio de incêndio, evitando do fogo se alastrar”, antes de iniciar o combate ao incêndio, o Servidor desligou a rede elétrica do apartamento. Procedimentos corretos e adequados, que o mesmo aprendeu em seu curso de brigadista.

Igualmente, o Servidor, na oportunidade, manteve contato com o Major Erle Rocha Menezes, Comandante da 8ªCia/1ºBBM, para agradecer pelo curso recebido no Tribunal de Justiça. Em suas palavras, “você e sua equipe ter me feito um BRIGADISTA e mais uma vez, eu com o treinamento que os senhores me deram e com ação rápida que aprendi no curso, impedi um incêndio. O incêndio, iniciou em um ventilador que estava só ligado na tomada e não estava funcionando. Possivelmente, um curto no aparelho causou o princípio de incêndio. Muito obrigado por vocês, o Capitão Aguiar Silva e os outros Bombeiros me permitiram salvar pessoas (2 crianças em outras oportunidades) e hoje o Apartamento de um vizinho”, declarou o Senhor Gilmar.

Sobre o Curso de Brigadista ministrado pela 8ªCia/1ºBBM

O Senhor Gilmar que é servidor do tribunal de justiça e teve a oportunidade de concluir um curso de formação brigadista oferecido pela 8ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar. De acordo com o Cap. QOABM Aguiar Silva, “o curso tem carga horária de 20 horas aulas em teoria e prática, conforme portaria 006/2004 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e que foi abordado o seguinte conteúdo:

Primeiramente, a Introdução – Papel do Brigadista e Breve Histórico do Fogo. Teoria do Fogo – Química do Fogo, Elementos essenciais do Fogo e Transmissão de Calor. Combate ao Fogo – Métodos de Extinção do Fogo. Classificação dos Incêndios, Causas de Incêndios e Estudo dos Agentes Extintores. Limitações dos Agentes Extintores. Formação da Equipe de Combate ao Fogo. Procedimentos Gerais no Combate ao Fogo. Instalações e Equipamentos de PCI – Introdução ao Estudo de Instalações de PCI. Instalações e Equipamentos. Uso dos Equipamentos. Extintores portáteis e Carretas Extintoras. Uso das Instalações de PCI. Modo de Operar Equipamentos, Manutenção de Equipamentos e Mangueiras. Inspeção de Instalações em Equipamentos de PCI e Simulado de combate a incêndio em campo de treinamento conforme a NBR 14.277.

Primeiros Socorros – Introdução aos Primeiros Socorros. Noções de anatomia. Avaliação Inicial. Parada Cardiorrespiratória e RCP. Ovace e Desobstrução de Vias Aéreas. Hemorragia e Controle do Estado de Choque. Fraturas, Luxações e Entorses. Desmaios e Crise convulsiva, Queimaduras. Transporte de Acidentados. Avaliação Final. Informou o instrutor do curso.

Gratidão

Em síntese, “eu sou grato a Deus pelos 33 anos e 3 meses, prestando serviço à sociedade cearense. Esse testemunho nos deixa com a consciência tranquila e que os objetivos foram alcançados. Que os conhecimentos passados pelos Bombeiros na minha formação serviram, pois consegui repassá-los e hoje estamos vendo o resultado por meio das ações do Senhor Gilmar do Tribunal de Justiça do Ceará. Bem como, me orgulho desse testemunho e de muitos outros alunos que tiveram a oportunidade de estudar nos cursos ministrados por mim e que tiveram êxito na missão”. declarou o Capitão QOABM AGUIAR SILVA.