Corpo de Bombeiros libera rua interditada por queda de árvore em via pública, Bairro Mangabeira, no Eusébio

23 de março de 2021 - 14:17 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará

Bombeiros liberam rua interditada com queda de árvore

Guarnições de Busca e Salvamento de Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) e do Cambeba (2ªCia/BBS) liberam via interditada por queda de árvore

Contexto

Bombeiros liberam rua interditada por queda de árvore no Eusébio. Na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

Primeiramente, os Bombeiros Militares do Quartel do Cambeba(2ªCia/BBS) por volta das 5 horas desta manhã de terça-feira (23) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender uma ocorrência de árvore caída em via pública. Imediatamente a guarnição se deslocou até a Estrada do Fio na altura do número 3.32    0, no Bairro: Mangabeira, no Eusébio/CE.

De acordo com o Senhor Vanderlei, “há uma árvore caída, bloqueando totalmente a via, não possibilitando passagem de nenhum transporte, próximo a CE 010”, informou o solicitante da ocorrência.

Estabelecimento e liberação da via pública

Logo depois de chegar no local, a Guarnição constatou a veracidade da solicitação e pediu apoio para agilizar a liberação da via pública, considerando que a árvore era de grande porte e sua queda tomou toda a extensão da rua, interditando o trânsito. De acordo com o Subtenente Gonçalves, “para o corte da árvore tipo mangueira foi utilizado moto serra e facão, além de corda para direcionar o corte”, destacou o comandante do Salvamento 2 (2ªCia/BBS).

Conforme o Subtenente Odair, “árvores como essa vem a tombar quando há bastante vento e suas raízes estão enfraquecidas ou de pouca profundidade”, esclareceu o comandante do Salvamento 3 (1ªCia/2ºBBM).

Bombeiros liberam rua interditada por queda de árvore no Eusébio. Em síntese, por volta das 07h30, as duas guarnições concluíram o serviço e liberaram a via pública. Um operador de guindaste que passou pelo local, ajudou os bombeiros a remover os grossos troncos, agilizando a liberação da via, os Bombeiros Militares agradecem a gentileza. Muito obrigado!

Alerta

O Corpo de Bombeiros alerta que que todos os proprietários cuidem de suas árvores e realizem a poda preventiva para que ela não venha tombar por excesso de peso.

Salvamento! Salvar!

Fique atento, é importante observar e perceber alguma dessas situações: Buracos no caule, as condições do solo nos arredores da árvore, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas e raízes expostas. Estes são alguns fatores de risco.

Normalmente, a chuva, associada aos ventos fortes, aumenta o risco de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente mais propenso a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.

Segundo a 1º Tenente Isabel Cristina, “eu costumo explicar nas ocorrências que árvore é igual a cabelo: você precisa cuidar, cortar e hidratar, se quiser ter uma árvore saudável. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, afirma a oficial lotada na 1ª Cia/BBS.

Serviço

Em suma, a poda ou o corte da árvore é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFOR. A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve procurar a Regional do seu bairro, que, em caso de solicitação de corte, enviará um engenheiro agrônomo ao local para avaliação e emissão de laudo técnico a respeito da remoção ou não da árvore e realizará o agendamento do serviço.

Poda e Corte de Árvores

Descrição

O serviço de Poda e Corte de Árvores é disponibilizado através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza-URBFOR. A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o Corte, ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a cada árvore cortada, é realizado o plantio de, no mínimo, duas.

Requisitos necessários:

O cidadão tem três opções para solicitar o serviço de Poda

1 –  Diretamente na Secretaria Regional do seu bairro.

2 – Através do 156

3 – Fala Fortaleza / OGM –  0800 285 0880

Já o serviço de Corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional porque depende de avaliação realizada por engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.

Etapas do serviço:

Abertura do processo