Bombeiros de Sobral (1ª Cia/3º BBM) resgatam jacaré-de-papo-amarelo, na Meruoca

23 de março de 2021 - 11:27 # # # # #

Texto: 1º Tenente: Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará

Bombeiros de Sobral resgatam jacaré-de-papo-amarelo na Meruoca/CE

Bombeiros de Sobral (1ª Cia/3º BBM) resgata jacaré-de-papo-amarelo

Contexto

Bombeiros resgatam jacaré-de-papo-amarelo em córrego. Na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Primeiramente, os Bombeiros Militares de Sobral (1ªCia/3ºBBM) por volta das 7 horas desta manhã de terça-feira (23) foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (Ciops-Sobral) para atender uma ocorrência de resgate de animal (jacaré-de-papo-amarelo). Imediatamente a guarnição se deslocou até um córrego, no Centro da cidade de Meruoca/CE.

Estabelecimento e Resgate

Logo depois de chegar no local, a Guarnição se deparou com um jacaré-de-papo-amarelo no córrego.

De acordo com o Subtenente Fonteles, “para o resgate foi utilizado um pano para cobrir sua face e cordas para imobilizá-lo, de modo a permitir segurança para a guarnição, bem como, salvaguarda ao animal, evitando machucados”, destacou o comandante do socorro.

O jacaré-de-papo-amarelo

É um réptil crocodiliano da família Alligatoridae e gênero Caiman. É amplamente distribuído pelo sudeste da América do Sul, ocorrendo em qualquer ecossistema associado à água nas bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco, sendo comum desde o extremo leste do Brasil até o Uruguai. Também ocorre em ecossistemas costeiros, como mangues. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada. Possuem o focinho mais largo de todos os crocodilianos. O nome científico latirostris vem do latim lati e rostris

De acordo com o Tenente-Coronel Francisco Roberto Maciel de Morais, “Tendo em vista tratar-se de um animal silvestre que não pertence à fauna local, não pôde ser devolvido à natureza e será encaminhado aos órgãos ambientais”, informou o Comandante da 1ªCia/3ºBBM, Quartel de Sobral.

Até o momento, o animal aguarda definição da destinação, no quartel de Sobral (1ªCia/3ºBBM).

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Após o resgate foi orientado a população local para evitar proximidade, bem como não provocar o animal, caso haja reincidência.

Em síntese, Bombeiros resgatam jacaré-de-papo-amarelo. A guarnição de serviço da 1ªCia/3ººBBM – Quartel de Sobral que atendeu esta ocorrência foi composta pelo Subtenente Fonteles, SD Maurício e SD Melquisedeque, na Viatura CDC 0001.