113 tartarugas-de-pente foram resgatadas pela 1ªCSMar e GTAR do Instituto Verdeluz

19 de março de 2021 - 17:12 # # # # # #

Texto: 1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará

CBMCE resgatam tartarugas

113 tartarugas-de-pente foram resgatadas e soltas no mar

O Resgate

113 tartarugas-de-pente foram resgatadas na manhã desta sexta-feira, 19 de março. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Inicialmente, os Guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar/BBS) em parceria com o GTAR do Instituto Verdeluz foram acionados por populares. As tartarugas eclodiram durante a noite na Praia do Futuro, em Fortaleza. Esse tipo de animal acaba sendo atraído, às vezes, pelas luzes, não conseguindo ir para o mar.

Toda soltura deles deve ser feita de forma responsável e técnica.

A tartaruga

A espécie resgatada é a tartaruga-de-pente  (Eretmochelys imbricata), a única que registra a desova em Fortaleza. É uma espécie, dentre todas brasileiras, criticamente ameaçada de extinção (pelos dados da IUCN e do MMA). Segundo a ONG, as principais ameaças às tartarugas marinhas são relacionadas às ações do homem, como a pesca, trânsito de veículos nas praias, iluminação artificial, poluição, entre outras.

O Instituto Verdeluz

Em síntese, o Instituto Verdeluz é parceira do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, nasceu em 2013 como um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Do mesmo modo, desde 2015, se tornou uma Organização Não Governamental (ONG). Todos podem ajudar na preservação das tartarugas, como exemplo, por meio do monitoramento delas: Ao avistar tartarugas filhotes; fêmeas colocando ovos; encalhes, assim como possíveis rastros de tartaruga e ninhos. Enfim, ao visualizar uma das situações acima, entre em contato com o Instituto Verdeluz pelo: (85) 98721-2426 ou por direct no instagram @institutoverdeluz.

Nesse ínterim, o Áudio do 1º Tenente QOBM Rodrigo Monteiro Carneiro, chefe de instrução, logística e comunicação social da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

Importante

Acesse o site https://en.verdeluz.org para maiores esclarecimentos e contribua para apoiar os vários projetos do instituto. Desde já, ficamos felizes em sempre estar ao lado da preservação da natureza!