Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção contra raios durante tempestade

16 de março de 2021 - 09:00 # # #

1º Tenente Francisco Eduardo Fideles Dutra AssCom - CBMCE

Corpo de Bombeiro sugere dicas de prevenção contra raios

Contexto

Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção contra raios. A princípio, o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo – por ano, uma média de 100 milhões de descargas elétricas rompem o céu e atingem o solo brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Anualmente, cerca de 100 pessoas morrem em decorrência do fenômeno, sendo que 45% dos óbitos ocorrem no verão.

Embora alguns pensem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Igualmente, outros dizem que a melhor maneira de se proteger de uma descarga elétrica é permanecer dentro de um automóvel. Contudo, para esclarecer a forma mais segura de se proteger, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) sugere orientações imprescindíveis de como reagir diante dessa situação.

De olho na prevenção

De acordo com o Major Aluízio Souza Freitas, a orientação é de que ao perceber que o mau tempo forma nuvens carregadas, é recomendado que tenha cuidado em áreas abertas. “A dica é de que o individuo abrigue-se em um ambiente fechado, tais como casas, comércios, industrias, veículos ou instalação subterrânea, como metrô”. Se estiver dentro do veículo, “orientamos que não saia e feche os vidros, não encoste em partes metálicas”. Outra dica é: “que evite lugares abertos como estacionamentos, praias e campos de futebol”. ‘Caso não haja nenhum abrigo por perto, fique agachado, com os pés juntos, até a tempestade passar e não deite no chão’.

Alerta máximo: “Se estiver na praia, rio, lago ou piscina orientamos que retire-se imediatamente”. Como também, é importante manter a distância de lugares ou objetos altos, como árvores, portes, quiosques, caixa d’água, torres, antenas e de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de alarme ou cercas em sítios e fazendas”, destacou o oficial.

Recomendações

Igualmente, recomendamos também que não solte pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca, além de evitar andar de bicicleta, carro sem capota (conversível), motocicleta ou cavalo”, explicou o Major. Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, a incidência desses acidentes é grande. Nem sempre as mortes e ferimentos estão associados à descarga de um raio diretamente em uma pessoa, esses danos podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.

Em caso de urgência

Imediatamente, “caso a vítima esteja desacordada, orientamos que seja iniciado uma massagem cardiorrespiratória e ligue em algum desses números 190, 193 ou 192. Se a vítima estiver sem respiração ou agonizando para respirar, orientamos que deite a vítima de costas, numa superfície rígida; posicione seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados no centro do tórax da vítima, entre os mamilos. Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte, a manobra deve ser efetuada com frequência de 120 compressões por minuto e permita o retorno total da parede torácica da vítima. Não interrompa as manobras de RCP até a chegada do socorro”, detalhou.

Decerto, o Major ainda esclareceu algumas verdades sobre as tempestades. “O raio pode sim cair duas ou mais vezes no mesmo lugar. Normalmente, ele atinge o objeto mais alto de um determinado local. As descargas elétricas causadas por quedas de raio acontecem, quase sempre, durante temporais. A incidência de raios é mais comum durante os temporais de verão, mas também podem ocorrer no inverno”, informou.

Raios e tempestades, como se proteger

Uma tempestade de raios é uma tempestade com intensa atividade elétrica no interior das nuvens, com grande desenvolvimento vertical. No Ceará, esses eventos adversos são mais comuns nos meses de maior concentração de chuvas, de dezembro a maio.

Se estiver na rua, o que fazer? Orientamos que evite:

– lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, tais como pequenas construções não protegidas, tendas e barracos;

– estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica.

– utilizar veículos automotores sem capota, motocicletas e bicicletas;

– ficar próximo a postes e outras estruturas altas, bem como da fiação elétrica e telefônica;

– se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas e outras estruturas metálicas;

– permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras esportivas e estacionamentos;

– fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– se abrigue em árvores ou debaixo delas.

Qual o perigo de permanecer dentro de veículos? Orientamos que evite:

– veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;

– estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

– o contato com qualquer objeto metálico próximo ao veículo.

Importante: antes de saltar do veículo verifique se há algum cabo ou fio elétrico, solto, próximo ao veículo;

Estando dentro de casa? Existe algum risco?

– Evite utilizar equipamentos e eletrodomésticos que estejam ligados à rede elétrica, como o celular carregando, por exemplo;

– Evite utilizar o telefone com fio (o sem fio pode ser utilizado);

– Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

– Acione imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (fone 192) ou o Corpo de Bombeiros (193), caso alguém seja atingido por um raio.

Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção contra raios pede atenção – Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Quais devem ser evitados? Orientamos que não:

– permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;

– fique no alto de morros ou no topo de prédios;

– se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

– se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros sugere dicas de prevenção para que o cidadão possa conhecer ações preventivas, bem como, saiba como atuar caso seja necessário.

CBMCE - Bombeirinho

Vidas alheias e riquezas salvar!