Bombeiros debelam incêndio em shaft

31 de janeiro de 2021 - 14:56 # # # # #

ASSCOM/CBMCE

Incêndio em quadro de energia

Bombeiros da Messejana debelam incêndio em shaft

Introdução

Bombeiros debelam incêndio em shaft, no Bairro: José Walter. Área Integrada de Segurança 7 (AIS7).

Primeiramente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 05h21 da manhã deste sábado (30) acionou o quartel da Messejana (3ªCia/1ºBBM). Imediatamente a guarnição de combate a incêndio se deslocou até a quadra 8, lote 5 do Condomínio Cidade Jardim 2, no Bairro: José Walter.

No local

De acordo com o Tenente Gilvan da Silva Nascimento, “o incêndio foi na porta do shaft (duto de conexões hidráulicas) do térreo e foi extinto pela guarnição por meio de um extintor de pó químico seco de 6 kg, do sistema preventivo da edificação. No entanto, a fumaça subiu até o 3º andar através da tubulação do shaft do banheiro que percorre os três andares. Contudo, não houve vítima”, informou o comandante do socorro.

Apesar disso, podemos afirmar que o sistema preventivo da edificação funcionou,  de tal forma que o incêndio foi debelado utilizando um extintor desse sistema.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

bombeiros debelam incêndio em quadro de energia

Por fim, foi necessário cortar a energia do bloco para evitar uma possível reignição. A concessionária de energia foi acionada por um dos residentes do bloco.

Guarnição

Em síntese, a guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo Tenente Gilvan, Sargento Wagner, Soldado França, Soldado Wesley e Soldado Goiana, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Atualmente, o CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Por último, em 2020, entre vistorias e análises de projetos, foram 102,269 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 56,5 milhões de metros quadrados. Desse total, 18.191 foram atendimentos on-line.

Em síntese, em 2019, entre vistorias e análises de projetos, foram 72,570 mil processos atendidos no CEPI/CBMCE, representando uma área aproximada de 32 milhões de metros quadrados, . O número é o dobro do que foi registrado em 2018.

Em suma, em 2018, foram 36 mil processos atendidos no setor de engenharia de incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.