Guarda-vidas dos bombeiros resgatam dois banhistas na Praia de Iracema

28 de janeiro de 2021 - 11:58 # # # # # #

ASSCOM/CBMCE

Guarda-vidas resgatam banhistas na Praia de Iracema

Contexto

Guarda-vidas dos Bombeiros resgatam dois banhistas na Praia de Iracema. A princípio, os bombeiros foram acionados para uma ocorrência de afogamento, no entanto, quando os guarda-vidas chegaram no local, se tratava de dois nadadores cansados que tentaram fazer o percurso: Ponte Velha-Mara Hope-Ponte Velha. Na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Primeiramente, o acionamento se deu por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 08h20 da manhã desta quinta-feira (28). Imediatamente a guarnição de Guarda-vidas (GVs) da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) se deslocou para o local.

Integração

De antemão, uma composição da Polícia Militar que se encontrava em patrulhamento ordinário, quando foi alertada por uma transeunte, que comunicou ter escutado gritos de socorro de duas pessoas que se encontravam á deriva no mar próximo ao encalhe do navio Mara Hope, e não estariam conseguindo retornar para terra firme.

A equipe confirmou visualmente e informou a CIOPS, sendo acionado para o local uma aeronave da CIOPAER e os Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.

O resgate

O subtenente Emanoel (COV), juntamente com o cabo Benevides (Fiscal de Praia e piloto da moto aquática) e soldado Freire (tripulante da moto aquática) colocaram a moto aquática na água e resgataram os banhistas sem nenhum ferimento aparente. Em primeiro lugar, a moto aquática pilotada pelo cabo Benevides trouxe o banhista mais cansado e o outro ficou na observação e aguardo do soldado Freire.

Ainda assim, foram utilizados a viatura ASP 25 (Troller) e a moto aquática (AJ 22).

Áudio do cabo Benevides

Todo o resgate foi acompanhado por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) que fez o registro.

Um dos banhistas, tem 29 anos e reside em Aquiraz, o outro tem 18 anos e reside no Eusébio. Segundo o cabo Eduardo Benevides de Freitas, “foram surpreendidos na volta pela correnteza e pelo vento contrário, fadigaram e ficaram à deriva nas proximidades do encalhe do Mara Hope”, informou o fiscal de praia que atuou no resgate dos banhistas.

Prevenção

O cabo Benevides comenta sobre a ocorrência e da dicas de segurança preventiva e como o banhista deverá agir nessas situações.

Vidas alheias e riquezas salvar!