IJF participa da formação de bombeiros para o resgate de vítimas de queimaduras

23 de janeiro de 2021 - 08:32 # # # # # # #

Contexto

IJF participa da formação de Bombeiros. O Instituto Doutor José Frota (IJF) recebeu, na manhã desta sexta-feira (22/01), os participantes do “Curso de Técnico em Emergências Médicas para a Formação de Especialista em Atendimento Pré-hospitalar e Resgate”. Iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A turma acompanhou a palestra proferia pela equipe clínica do Núcleo de Queimados. Com a apresentação das características das lesões por fogo, descargas elétricas, substâncias inflamáveis e demais causas, além das técnicas de assistência e atendimento pré-hospitalar.

Igualmente, a programação ainda contou com uma amostra sobre a evolução da pesquisa com o uso da pele de tilápia como curativo biológico. Esta pele foi desenvolvida em colaboração com os profissionais do IJF. O IJF é o hospital da rede de assistência da Prefeitura de Fortaleza referência no socorro ao trauma de alta complexidade, intoxicações agudas e queimaduras.

Depoimentos

Para o subtenente Moreira, do Batalhão de Socorro de Urgência dos Bombeiros do Ceará, “a parceria com o IJF tem como objetivo ampliar a qualidade no atendimento aos pacientes queimados resgatados pelas equipes e encaminhados ao hospital”. Para a instrutora do curso, tenente Diana, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, “o destaque do IJF pela experiência de seus profissionais no tratamento das vítimas de queimaduras. Bem como, a disponibilidade do órgão em repassar esses conhecimentos ao grupo foi de grande importância para a formação da turma”.

De acordo com a médica Aila Pimentel, chefe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do IJF, “a atividade segue fortalecendo uma aliança já estabelecida entre o hospital e os Bombeiros, que desenvolvem várias atividades em colaboração, inclusive na atenção ao bem-estar dos profissionais da saúde, com o projeto IJF na Praça, e a formação de brigadistas para a prevenção e combate a incêndios na unidade”. Em suma, o subtenente Aroldo, dos Bombeiros do Ceará, destacou a iniciativa do IJF em formar uma das primeiras brigadas de incêndio entre os hospitais do Estado. “Ao todo, quatro turmas de brigadistas já foram formadas graças a cooperação entre os dois órgãos”.

Vidas alheias e riquezas salvar!