Bombeiros realizam capacitação para utilização da roupa seca de mergulho

21 de janeiro de 2021 - 12:57 # # # # # #

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Mergulhadores da Companhia de Mergulho de resgate realizam capacitação para utilização da roupa seca de mergulho

Nas semanas de 11 a 15 e 18 a 22 de janeiro de 2021 a companhia de mergulho de resgate (CMR) realizou um treinamento teórico e prático da utilização de roupa seca para mergulho. Os mergulhadores de resgate do corpo de bombeiros mergulham em quase todos ambientes aquáticos que são necessários sendo eles contaminados em algum grau ou não. Pela classificação da US Navy, que é o manual da Marinha Americana, os ambientes de mergulho são classificados em quatro categorias de contaminação. Sendo o 1 o mais contaminado e o 4 menos contaminado ou sem contaminação.

A roupa seca utilizada pelo CBMCE da marca vikings de modelo HAZTEC oferece ao mergulhador proteção contra água contaminadas a partir do grau 2. Essa roupa visa encapsular o mergulhador para não ter contato com o meio externo. Os mergulhadores tiveram um treinamento teórico entendendo todas as características da roupa, critérios de seleção para compra, a forma de utilização, forma de manutenção, reparo e armazenagem correta do material.

Ainda na parte teórica puderam entender algumas características detalhadas dos vedantes e dos materiais construídos além de entender conceitos como undergarment, que é a necessidade de utilização da roupa de baixo para isolamento térmico no mergulho. Já na parte prática foi realizado mergulhos em ambientes controlados, com profundidade de até 5 metros, para ambientação e e ajuste do material a cada mergulhador.

Além disso foi realizado a verificação da perfeita vedação das roupas para que o mergulhador se proteja as águas extremamente contaminadas. Os Mergulhadores sempre treinam e se preparam para as piores missões nós piores momentos.

Mergulho!

Segurança, habilidade e calma.