CBMCE realiza treinamento do PTR-BA no Aeroporto Internacional de Fortaleza

15 de janeiro de 2021 - 12:39 # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (6ª CIA/1º BBM), com sede no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, na manhã dessa sexta-feira (15), realizou,  um treinamento de maneabilidade com mangueiras. Esse treinamento faz parte do Programa de Treinamento Recorrente para Bombeiro de Aeródromo (PTR-BA) exigido pela Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) e segue padrões internacionais e ocorre diariamente. O objetivo é manter os bombeiros em condições de atender à possíveis ocorrências aeronáuticas dentro do sitio aeroportuário.

Todos os treinamentos do PTR-BA são compostos de duas etapas, uma teórica, realizada no auditório da SCI de forma expositiva e por meio de vídeos demonstrativos, e outra prática, dentro do sítio aeroportuário, no qual os bombeiros são expostos aos mais variados conteúdos envolvendo os serviços de salvamento, resgate e combate a incêndios em aeródromos. A capacitação tem o intuito de manter os profissionais habilitados para as ocorrências que, porventura, ocorram no Sítio Aeroportuário, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Toda a equipe de serviço, composta por 18 bombeiros militares, participaram do treinamento diariamente, contemplando assim, todo o efetivo da 6a Cia/1°BBM.