Bombeiros debelam incêndio em terreno de Quixadá

14 de janeiro de 2021 - 15:33 # # # # # #

Na noite desta quarta-feira (13), o Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF), sediado em Quixadá e a 4ªCia/4ºBBM, sediado em Quixeramobim, debelam incêndio em lixão, localizado na BR 122, em Quixadá, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

O BCIF foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 19h20, chegando ao local foi solicitado apoio de Quixeramobim (4ªCia/4ºBBM). O fogo foi controlado por  volta das 22h58 e foi utilizado ao todo 13 mil litros para debelar o incêndio, dos quais: 8 mil litros da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 01 (ABTS 01) e 5 mil litros da viatura Auto Bomba Tanque 52 (ABT 52).

Atuaram na ocorrência, os seguintes bombeiros militares de Quixadá (BCIF): Subtenente Capistrano, Soldado Damasceno, Soldado Sampaio e Soldado Mesquita e de Quixeramobim (4ªCia/4ºBBM): Sargento Jean, Cabo Meneses e Soldado Jordana.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) considerando que o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, tornando mais propicias as queimadas na vegetação.

Segundo o Tenente-Coronel HAROLDO Jorge Aragão Gondim, “incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, informou o Comandante do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (BCIF), quartel de Quixadá.

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Dicas de prevenção

Sobre o tema sugerimos algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Nunca jogar quaisquer fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (Limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar, conforme BATISTA, A.C. e NUNES, J.R.S. (Eds.). Incêndios florestais no Brasil: estado da arte. Curitiba, 2009. Lembrando que incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.

Alerta!

O artigo 54, da Lei 9.605 de 1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, preceitua que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime. [1]

A pena deste crime, segundo a legislação federal, quando praticado na modalidade dolosa, é de reclusão de um a quatro anos e multa, sendo que quando o crime é culposo esta pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

A prevenção é o melhor combate!