CBMCE e SAMU atuam no resgate de vítima que se enganchou em árvore na Aldeota

5 de janeiro de 2021 - 20:54 # # # # #

Na tarde desta terça-feira (5), por volta das 16h30, a guarnição de busca e salvamento 1 do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionada para uma ocorrência atípica onde o solicitante, Doutor Rodrigo, pediu apoio a CIOPS para somar esforços com o SAMU no salvamento de uma pessoa que havia levado uma queda de um pé de pitombeira e ficou pendurada nos galhos, chegando ao local, a guarnição constatou que a situação era muito mais grave, pois o corpo da pessoa que sofreu a queda estava preso em um toco desta árvore. Na Tibúrcio Cavalcante, no Bairro Aldeota, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

O cidadão subiu em um pé de pitombeira para colher frutas, na sua descida, caiu e enganchou suas costas em um toco da árvore. a guarnição solicitou apoio clínico no local, onde o médico do SAMU, Doutor ítalo Melo da Unidade de Suporte Avançado 19 (USA 19) ministrou um anestésico intravenoso e oxigênio na vítima.

Segundo o 1º Tenente Alan Capistrano Rolim, “enquanto a vítima era atendida por duas unidades do SAMU, USA 19 e USI 27, a guarnição de busca e salvamento 1, com muito zelo, cuidado e precisão, de modo a não agravar a situação, usando uma serra sabre, realizou o corte do toco que estava encravado nas costas da vítima.  Após o resgate, a vítima foi conduzida para uma unidade de trauma em Fortaleza, pela USA 19, acompanhada pelo médico do SAMU”, declarou o comandante da guarnição de busca e salvamento 1.

Por prevenção, no local da ocorrência, não houve a remoção do toco da vítima no local, para se evitar uma possível hemorragia.

Atuaram na ocorrência, a USI 27 com o Alexandro e Camila Queiroz, a USA 19 com o Doutor ítalo Melo e a PMCE na viatura 8351, comandante Sargento Sousa. A guarnição de busca e salvamento 1 foi composta pelo 1º Tenente Capistrano, Sargento Everardo, Soldado Holanda e Soldado Roger, na viatura de Auto Salvamento 43 (AS 43).

Vidas alheias e riquezas salvar!