Bombeiros debelam incêndio em vegetação na CE 025, em Aquiraz

11 de dezembro de 2020 - 18:21 # # # # # # #

Na tarde desta sexta-feira (11), a guarnição de Auto Incêndio Florestal 02 (AIF 02), como reforço operacional, na viatura AP 116, que contém um kit para incêndio florestal, composta pelo 1º Tenente Airton, Subtenente Rodrigues e Subtenente Chagas debelou um incêndio em vegetação na CE 025, próximo ao Porto das Dunas, em Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

O acionamento se deu por meio da CIOPS por volta das 12h45 e o fogo foi controlado as 14h20. A área atingida foi estimada em 2.500m2 e para debelar o incêndio foi consumido 400 litros de água e utilizado abafadores e enxadas.

Em setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) adquiriu 23 kits para incêndio florestal que contribuem para o fortalecimento das guarnições e o combate a incêndio em regiões off road, onde nossas viaturas pesadas, auto bomba tanque (ABT), não tem acesso. Foi o caso desta ocorrência, com fogo em vegetação rasteira em uma duna, onde um caminhão com água poderia atolar caso se deslocasse, mas sendo fácil o acesso em uma viatura tipo pick up.

Os novos equipamentos são conjuntos (kits) projetados para uso em pick-up. Essa especificidade possibilita maior agilidade e poder de alcance, das guarnições do Corpo de Bombeiros, no combate a incêndio florestal.

Áudio do Comandante Holanda (Coronel Comandante-Geral do CBMCE)

Esses equipamentos já estão destinados, principalmente, às unidades do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), onde dispomos de 14 (quatorze) quartéis. Isto possibilita debelar os incêndios de uma maneira mais célere, contribuindo na preservação da nossa fauna e flora.

O conjunto de combate a incêndio tem capacidade para 400 litros de água, um motor Honda GX 160, 4 tempos, uma bomba Imovilli M35, pressão de 40 Bar(580 psi), uma mangueira de meia polegada com 30m de comprimento, além de uma pistola de descarga em aço inoxidável para jato pleno e spray.

A prevenção é o melhor combate!