Bombeiros e Hospital do Coração de Sobral realizam simulado de emergência

25 de novembro de 2020 - 13:19 # # # # #

Nesta terça (24), por volta das 15h, o Corpo de Bombeiros, por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, realizou um simulado de atendimento a emergência no Hospital do Coração em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

O Hospital do Coração de Sobral, referência no atendimento de problemas cardíacos e recebe pacientes de 61 cidades do Estado do Ceará, está situado na Avenida Comandante Maurocélio Rocha Ponte, S/N, Bairro: Derby Clube, possui área construída de 9.803,34m2 e 03 pavimentos.

A atividade consistiu na simulação de uma ocorrência de incêndio em uma enfermaria improvisada no pavimento térreo. Participaram do evento 28 (vinte e oito) brigadistas do Hospital e um efetivo de 10 Bombeiros Militares da 1ª Cia/3º BBM, nas viaturas ABT 45 e Resgate 34.

A brigada de incêndio, que durante todo o mês de novembro, recebeu instruções de combate a incêndios e primeiros Socorros, no quartel da 1ª Cia/3º BBM, foram divididos em equipes, para atuar na remoção das vítimas e transporte até um local seguro e no combate ao foco de incêndio.

Para o TEN Rufino, “esse simulado também é um treinamento para os Bombeiros Militares, pois se realmente acontecer uma situação dessa eles estarão preparados e saberão como proceder”, relatou o oficial que participou do simulado.

De acordo com o MAJ Mardens, “a brigada de incêndio é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes, ela também é responsável pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência, hidrantes e afins”, destacou o comandante do CEPI/Sobral.

Segundo o Engenheiro de Segurança Ramon Fontenele, “a preparação é a chave para um adequado atendimento a uma emergência. Se estivermos bem preparados, haverá uma boa chance de realizarmos um bom atendimento, cumprindo com segurança os procedimentos que foram estabelecidos em protocolos (órgãos públicos) ou em um PAE (Plano de Ação de Emergência)”, declarou o Coordenador do SESMT.

Prevenir é o melhor combate!

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!