Guarda-vidas do CBMCE atuam para debelar incêndio de barraca em Jericoacoara

14 de novembro de 2020 - 14:25 # # # #

Guarda-vidas (GVs) do Posto Avançado de Jericoacoara do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na manhã deste sábado (14), por volta das 0630, foram acionados por um funcionário de uma pousada para atender uma ocorrência de incêndio que atingiu uma barraca de pescadores em Jericoacoara, praia do Litoral Oeste do Ceará, Ninguém ficou ferido. Na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

Segundo o Subtenente Vasconcelos, “a barraca feita de palha e madeira era utilizada para armazenamento de pescado e manutenção de embarcações e foi totalmente consumida pelas chamas que atingiram parte da cobertura lateral de uma  pousada, que também era feita de palha e funciona o depósito da pousada”, relatou o GV/CBMCE.

Os guarda-vidas que atuaram na ocorrência foram o Subtenente Vasconcelos, Soldado Lima e Soldado Rafael, na viatura Resgate 44 e conseguiram controlar as chamas rapidamente, com apoio dos funcionários e populares, utilizando água, areia e extintores. Uma guarnição do quartel de Itapipoca também foi acionada, mas o fogo foi controlado antes de sua chegada. Por volta de 9h, o incêndio já havia sido controlado e os bombeiros estavam fazendo o trabalho de rescaldo.

Segundos os populares, a grande quantidade de material inflamável, como combustível e madeira, que estava armazenada na barraca dos pescadores, pode ter contribuído para a propagação das chamas, e sua estrutura de palha e o vento, também contribuiu para o rápido espalhamento das chamas.

Segundo os funcionários da pousada, um muro  de concreto que dividia a barraca da pousada impediu que as chamas se alastrassem para a cozinha. A pousada foi evacuada por medida preventiva de segurança para evitar que os hóspedes e funcionários inalassem fumaça.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!