Bombeiros participam de Curso de Operação e Manutenção de Motosserra, em Pacoti

12 de novembro de 2020 - 16:10 # # # #

Bombeiros da 5ªCia/4ºBBM, Quartel de Guaramiranga, Subtenente Cláudio, Subtenente F. SILVA e Soldado Anderson participaram do Curso de Operação e Manutenção em Motosserra, realizado pela Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário de Pacoti e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – CE (SENAR-CE), viabilizado pelo Assessor Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Edson Westin Dias Filho.

O Curso foi realizado no período de 9 a 11 de novembro e teve como instrutor o Senhor Antônio Sampaio, Técnico Agrícola – CREA 3803TD e contou com uma carga horária de 24 horas aulas.

O Curso teve como base habilitar seus participantes, dando-lhes informações, conhecimento de como operar a Motosserra, cuidados na operação, quais EPIs é utilizado, reparos, limpeza e manutenção no dia a dia para maior durabilidade e produtividade com o equipamento e segurança.

O conteúdo abordou definições sobre motosserras, principais riscos de acidentes e atendimento de primeiros socorros com enfoque aos acidentes envolvendo motosserras, cuidados ambientais na utilização, abastecimento e manutenção, Interpretação da NR12, manual de Operação de Motosserra, recomendações de segurança e uso de EPIs, prevenção de acidentes no uso de Motosserra, técnicas de corte, utilização segura, manutenção preventiva básica, materiais e acessórios auxiliares e recomendações de segurança no uso de Motosserra.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!