3ªCia/1ºBBM debela GLP com fogo, no Bairro Paupina

10 de novembro de 2020 - 13:36 # # # #

Na manhã desta terça-feira (10), por volta das 9h27, a guarnição de reforço operacional de Auto Incêndio Florestal 02 (AIF 02), da 3ªCia/1ºBBM, com sede na Messejana, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender a uma ocorrência de vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido por gás de cozinha, na Rua Perolina de Morais, no Bairro Paupina, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3).

Segundo o Tenente Crispim, “ao chegar no local, o gás de cozinha se encontrava em chamas, verificamos que o registro do botijão de gás se encontrava danificado e fora da validade, que o plug fusível do botijão havia se rompido e atingido o telhado, liberando o gás que entrou em combustão”, declarou ainda que: ” o fogo atingiu parte do teto, parte de uma fogão e da pia da cozinha também foram queimados”, informou o comandante do socorro.

Para debelar o fogo, foi utilizado um extintor de incêndio da viatura. Não houve vítima. Após a extinção do incêndio e rescaldo, a guarnição regressou ao seu posto base e a residência foi entregue ao seu proprietário.

A guarnição de serviço que atendeu a ocorrência foi composta pelo Tenente Crispim, Cabo Nelson e Soldado Moura, na viatura de Auto Salvamento 12 (AS 12).

Corpo de Bombeiros sugere Prevenção para acidentes domésticos com o gás de cozinha

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) sugere dicas de prevenção de acidentes domésticos com o gás de cozinha.

O Gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como “gás de cozinha”; É Derivado de petróleo, produto perigoso, composto basicamente de propano e butano e Regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

CARACTERÍSTICAS DO GLP

Incolor, inodoro, não é tóxico, não é corrosivo, não é poluente (na sua queima), alto poder calorífico, sob pressão se liquefaz e é mais denso que o ar.

Por ser inodoro foi acrescentada uma substância orgânica (mercaptana) que produz um odor característico, para ser detectado em caso de vazamento.

BOTIJÃO DE GLP

O botijão de gás de cozinha (GLP) é um recipiente de gás muito popular no país; Possuem capacidade de 13 kg de gás, também nominado de P 13, usado basicamente para cozinhar. Clique aqui e leia um pouco mais sobre prevenção em acidentes domésticos com o gás de cozinha.

Nosso lema é Vidas alheias e riquezas salvar!