5ªCia/1ºBBM implanta checklist digital na viatura operacional ABT 37

9 de novembro de 2020 - 14:39 # # # #

O Subtenente Celso e o Cabo Wilame, ambos lotados na 5ªCia/1ºBBM (quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará localizado no Bairro Conjunto Ceará) desenvolveram e implantaram um projeto de checklist digital de viatura operacional, a partir da necessidade de otimizar o gerenciamento de recursos da viatura operacional Auto Bomba Tanque (ABT 37) da 5ªCIA/1ºBBM. Na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2).

O checklist digital foi desenvolvido para substituir o checklist impresso utilizado na conferência da carga da viatura, visto que este é passível de sofrer rasuras, alterações e outros danos, além disso o arquivamento do proposto se torna simples e pode ser acessado em qualquer aparelho com acesso à internet. Dessa forma, é possível dar celeridade à organização dos materiais no momento de sua aquisição e/ou reposição, já que pode ser visualizado de forma rápida pelos responsáveis por essa tarefa. Esse acesso rápido permite verificar a disposição desses materiais nos diversos quartéis para reuni-los em ocorrências de grande porte.

Para preenchimento do checklist é fornecido um link exclusivamente para isso, em que não é possível alterar informações ou itens do formulário. Após preenchido, deve-se confirmar o envio do formulário, o qual fica arquivado e não pode sofrer alterações, o que garante a veracidade das informações. Também foi criado um QR CODE (Quick Response Code – código de barras de resposta rápida) que foi afixado na guarda da 5ª Cia /1ºBBM e no interior da cabine do ABT-37, de forma a facilitar o acesso ao checklist digital para realizar o procedimento de conferência diária.

Além dos itens que compõem a carga da viatura, é possível inserir as seguintes informações: data e hora de envio após preenchimento; oficial de dia responsável pela viatura; responsável pela conferência do material e preenchimento do checklist; identificar o condutor e operador da viatura; acompanhamento dos níveis de ar comprimido dos EPRA’s (Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma) e campo de observações para constar alterações verificadas.

Esta ferramenta também está sendo implementada no setor de almoxarifado da 5ªCia/1ºBBM e pode ser estendida às demais unidades que compõem o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Também pode ser utilizada para elaborar outros checklists para que sejam utilizados em outros tipos de veículos e setores físicos das unidades conforme a necessidade.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!