Corpo de Bombeiros do Ceará recebe novas viaturas para combate a incêndios e busca e salvamento

29 de outubro de 2020 - 14:22 # # # # #

O Governador Camilo Santana entregou, agora pela manhã, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros do Ceará.

São nove novas viaturas, sendo cinco para ocorrências de combate a incêndio e salvamento e outras quatro somente para busca e salvamento. O investimento é superior a R$ 4,4 milhões.

As viaturas são equipadas com câmbio automático, GPS e câmera de ré. Com espaço adequado para 6 ocupantes dentro da cabine, e compartimentos laterais com diversas divisórias para acondicionar e fixar melhor os equipamentos, impedindo que eles fiquem soltos e suscetíveis a impactos durante o deslocamento.

Áudio do Governador Camilo Santana

Segundo o 1º Tenente Guilherme, “existe também uma bomba de incêndio de 750 GPM na posição traseira, permitindo que o operador da viatura tenha visibilidade facilitada dos dois lados da ocorrência. Painel digital intuitivo de fácil operação, com funções pré-programadas de ajuste de pressão, dosagem de LGE de 0,1 a 10%, sistema de proteção e alívio da bomba, sistema de abastecimento com abertura e fechamento automático”, destacou o oficial especialista em combate a incêndio.

Os novos equipamentos são adequados para atender as mais frequentes ocorrências de combate incêndio e busca e salvamento.

Na ocasião, o governador Camilo Santana autorizou ainda a compra de novas viaturas para a corporação e anunciou a inauguração do novo quartel em Quixadá, no Sertão Central.

Áudios do Comandante Holanda

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Eduardo Holanda assegurou que hoje os profissionais do Ceará estão entre os mais preparados tecnicamente e os mais equipados. “Esses equipamentos só vêm a somar. São equipamentos adquiridos ouvindo as necessidades da tropa. Os veículos são de modelo europeu, com mais eficiência, para atender cada vez mais e melhor. As escadas já estão sendo produzidas e as turbinas de combate a incêndio, que serão as primeiras da América Latina, também estão em produção”.

Camilo Santana com o esguicho regulável de vazão com adaptador para uso do LGE

Secretário Sandro Caron usando o esguicho regulável de vazão

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron reforçou que as novas viaturas se somam ao trabalho do Estado na disponibilização do que há de melhor para o Corpo de Bombeiros realizar suas atividades de combate a incêndio, busca e salvamento. “Esse investimento seguirá buscando o que há de melhor. No processo de aquisição o próprio Corpo de Bombeiros repassou informações para que houvesse a customização dos equipamentos para uma melhor atuação e atendimento. Os veículos com menor dimensão permitem o acesso a vários locais, passando por caminhos mais estreitos”, disse o secretário.

As viaturas serão distribuídas na capital e interior, onde o Batalhão de Busca e Salvamento ficará com 2, a Companhia de Busca e Resgate com Cães ficará com 2. o 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1ºBBM) com 3, sendo 1 para o Quartel Central, 1 para o Quartel do Mucuripe e 1 para o Quartel da Messejana. O interior receberá por meio do novo Quartel de Quixadá e para o Crateús.

Nosso lema é: Vidas alheias e riquezas salvar!