Em 24 horas, 1ªCia/3ºBBM atende 11 ocorrências de incêndio em vegetação

14 de setembro de 2020 - 08:57 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/3º BBM), com sede em Sobral foi acionado para 11 ocorrências de incêndios em vegetação na região, sendo 09 em Sobral, 01 em Massapê e 01 em Forquilha, neste domingo (13). Na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Parece até matéria repetida, mas não é. De acordo com o Major Mardens, no mês de Setembro, até o momento já foram 81 atendimentos a ocorrências desse tipo. No mesmo período em 2019, foram 154 atendimentos, em 2018, 211, em 2017, 149 e 2016, 108”, informou o Comandante Adjunto da 1ªCia/3ºBBM.

Dentre as 11(onze) ocorrências atendidas neste Domingo (13),

Horários: Início – 17:42, Término: 17:54
– Rua Antônio Félix Ibiapina, Bairro Alto do Cristo, Sobral;
Horários: Início – 19:30, Término: 19:50

Todos os incêndios, acima descritos, foram considerados de média e pequenas proporções.

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o Tenente-Coronel Moraes, Comandante da 1ªCia/3ºBBM sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

– Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;
– Nunca manusear ou provocar qualquer fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;
– Nunca realizar queima de limpeza do terreno no período crítico do segundo semestre, sempre programar o manejo para períodos não críticos.
– Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso não os soltar é uma maneira de evitá-las;
– Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;
– Obedecer ao descarte correto de resíduos sólidos e as datas programadas da coleta seletiva.
– Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;
– Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.
– Realizar os aceiros preventivos nas propriedades e locais de criação e pastagens.

A prevenção é o melhor combate!