Bombeiros e DASS realizam simulado de emergência, em Itapipoca

4 de setembro de 2020 - 07:48 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (5ªCia/3ºBBM) com sede em Itapipoca, na manhã deste domingo, 27 de agosto de 2020, por volta das 09 horas realizou em parceria com a empresa de calçados DASS um simulado de emergência, em Itapipoca, Na Área Integrada de Segurança 17 ( AIS 17).

Segundo o Tenente Coronel Mauro dos Santos Oliveira “este simulado de emergência teve os seguintes objetivos: Preparar o público interno da empresa DASS para uma evacuação segura e organizada, avaliar a ação de resposta dos brigadistas da empresa em caso de atendimento às possíveis vítimas do sinistro, guarnecer e sinalizar o perímetro do local sinistrado, bem como, avaliar o tempo resposta do Corpo de Bombeiros de Itapipoca”, destacou o Comandante da 5ªCia/3ºBBM.

A dinâmica do simulado ocorreu de modo exitoso. Após o sinistro, foi acionado o alarme de incêndio, de imediato os brigadistas se reuniram, fizeram uma análise da situação e estabeleceram as estratégias aprendidas no curso de brigada de incêndio. Iniciaram a evacuação da empresa de maneira ordeira até o ponto de encontro e contagem de pessoal. Ao mesmo tempo, resgataram vítimas que não conseguiram abandonar a edificação e também foi verificado o tempo resposta da 5ªCia/3ºBBM – Quartel de Itapipoca que desde o acionamento até a empresa levou apenas 3 minuto que deslocou para o local duas equipes de emergência, uma viatura de combate a incêndio (ABT 51) e uma viatura de busca e salvamento (AS 38), além da viatura de comando (57).

Destacamos esta parceria como exemplo de ação preventiva entre a iniciativa privada e o estado, através do Corpo de Bombeiro como muito relevante em razão das pré estabelecer uma cultura preventiva para o local de trabalho, o que certamente contribuirá para a segurança das pessoas que ali permanecer diariamente, assim como para a preservação do patrimônio existente no local..

Participaram da iniciativa o Tenente Coronel Mauro Oliveira, o Capitão Sávio, o Subtenente Araújo, o Soldado Felipe, o Soldado Miranda e o Soldado Lindoelso.