2ªCia/BBS e BSU resgatam vítima de cacimba em Aquiraz

29 de agosto de 2020 - 10:21 # # # # # # #

Na manhã desta sexta-feira (28) por volta das 10h09, a 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS) com sede no Bairro Cambeba foi acionada em conjunto com o Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) com sede no Bairro Maraponga para atender a uma ocorrencia onde a solicitante informou que seu pai havia descido numa cacimba de anéis para fazer manutenção no motor bomba e passou mal, no Bairro Jacunda, em Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

Segundo o Subtenente Gonçalves, “ao chegar no local, a vítima se encontrava no fundo da cacimba de anéis, com cerca de 10 metros de profundidade, com um familiar, mas não conseguia subir sozinho, então foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões e cordas, que permitiu a Bombeira Militar Ellen Prado, que foi voluntária, a sua descida e ancoragem da vítima ao triângulo de resgate, sendo ambos, bombeira e vítima, içados a terra firme”, relatou o Comandante do Socorro.

Conforme a Soldado Hellen Prado, “o triângulo de resgate, também conhecido como fraldão de resgate, é feito de tecido especial de alta resistência, sendo indicado para evacuações de emergência, onde a rapidez e segurança para a colocação do equipamento na vítima é necessária. A segurança é total para o içamento no sistema de ancoragem”, destacou a Bombeira Militar.

Após o resgate da vítima de 65 anos de idade, foi feito uma avaliação pela equipe da Alfa 1, Resgate 43, estando a vítima consciente, orientada, sem escoriações ou lesões, mas é hipertensa e diabética. No entanto, seus sinais estavam dentro dos parâmetros considerados normais. A vítima e a familia recusaram o traslado a uma unidade de pronto atendimento e assinou o termo de responsabilidade, ficando sua família responsável, caso fosse necessário, a condução para um hospital.

A guarnição de Busca e Salvamento 2 da 2ªCia/BBS foi composta pelo Subtenente Gonçalves, Soldado Faustino, Soldado Hellen Prado e Soldado Sérgio, na viatura de Auto Salvamento 34 (AS 34), enquanto que a guarnição do BSU foi composta pelo Soldado A. Rodrigues, Soldado Denilson e Soldado Marques, na viatura Resgate 43.