Nesta sexta(28), live debate desafios dos incêndios florestais no Ceará

27 de agosto de 2020 - 14:35 # # # #

No Ceará, mais de 90% dos focos de incêndio ocorrem no período de julho a dezembro. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta época do ano, “as condições secas de solo e de vegetação, as baixas umidades relativas do ar, além das temperaturas altas e ventos”, colaboram para as queimadas. Sexta-feira (28), a partir das 14h, um time de peso vai debater o assunto na live, “Os desafios dos incêndios florestais no segundo semestre”.

Participam do encontro virtual que será transmitido pelo canal do You Tube da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA),o Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); Primeiro Tenente, Sócrates Souza, do CBMCE e especialista em Prevenção e Combate à Incêndios Florestais; a Gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, e o articulador das Unidades de Conservação (UCs), estaduais, sob a gestão da SEMA, Leonardo Borralho, coordenador do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna).

Borralho destaca a importância da questão, lembrando que em julho último, “o governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental no Ceará exatamente devido ao maior risco de incêndios florestais e queimadas no segundo semestre do ano”. A medida está publicada no Diário Oficial e fica válida até janeiro de 2021. A moderadora da live é a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Tattiana Karine Ângelo Ferreira.

SERVIÇO
LIVE: Os desafios dos incêndios florestais no segundo semestre
Dia: 28 de julho de 2020
Hora: 14h
Plataforma: You Tube/ SemaSecretariadoMeio Ambiente
Link: https://www.youtube.com/watch?v=fdzh09CInLE