1ªCia/4ºBBM atua em incêndio em vegetação e resgate de animal, em Iguatu

21 de agosto de 2020 - 11:23 # # # # #

A 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/4ºBBM – Quartel de Iguatu) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, na manhã desta quinta-feira (20) atuou em duas ocorrências, sendo uma de resgate de animal, um camaleão, no Centro da cidade e a outra um incêndio em vegetação no sítio Cruiri, zona rural de Iguatu, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21).

O camaleão foi resgatado no Centro de Iguatu, na Rua 15 de novembro próximo ao número 175 e foi solto em seu habitat natural

Já no incêndio em vegetação, no sitio Cruiri, o combate ao incêndio e o rescaldo se deu entre 9 horas da manhã e se estendeu até as 16 horas da tarde. Para debelar o incêndio que consumiu uma área de cerca de 20 hectares, foi utilizado a partir do corpo de bomba da viatura, aproximadamente 10.000 litros de água, linhas de ataque com mangueiras de 1 e 1/2 polegadas, além do uso de bombas costais, soprovarredores e abafadores.

Na foto o destaque para um preá salvo do meio do fogo

A atuação dos Bombeiros Militares salvou diversas residências e uma serraria, além do pasto para o gado e diversos animais da fauna local, na foto um preá.

Áudio do Subtenente Diniz sobre o preá, relatando que vários foram salvos!

A guarnição de serviço da 1ªCia/4°BBM que atendeu estas ocorrências foi composta pelo Subtenente Lamonier, Subtenente Emílio, Subtenente Cleto, Subtenente Alcântara, Sargento Cleudivan, Cabo Sérgio, Cabo Paulo, Soldado Gurgel e Soldado Renato nas viaturas: Auto Bomba Tanque 48 (ABT 48), Auto Tanque Bomba 23 (ATB 23) e a Auto Salvamento 29 (AS 29).

Operação Floresta Branca

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) inovou e lançou uma Campanha Preventiva intitulada OPERAÇÃO FLORESTA BRANCA com a finalidade de informar e prevenir os Incêndios florestais. O nome se dá porque Caatinga, em tupi-guarani, significa Floresta Branca. O segundo semestre se caracteriza pela ausência de chuva, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e aumento na velocidade dos ventos, fatores que contribuem com a propagação dos incêndios. O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará.

Então devemos voltar a atenção para os cuidados com esse bioma, que é o único 100% brasileiro. Eu termino com uma reflexão interessante: ‘um pequeno fogo, que se apaga com facilidade, quando tolerado, nem por rios se deixa extinguir’ Shakespeare.