1ªCia/BBS libera rua interditada por queda de árvore em via pública, no Bairro Papicu

12 de agosto de 2020 - 18:19 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS – Quartel do Moura Brasil), na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto de 2020 foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender a uma ocorrência de árvore caída em via pública, próximo ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Bairro do Papicu. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

O Corpo de Bombeiros Militar atua quando a árvore encontra-se em perigo iminente de queda ou que já tenha caído, nestas situações é providenciado o corte ou poda. Conforme o 1º Tenente Cidreira, “árvores como essa vem a tombar quando há bastante vento e suas raízes estão enfraquecidas ou de pouca profundidade”, esclareceu o Comandante da Guarnição de Busca e Salvamento 1 da 1ªCia/BBS.

A guarnição da 1ªCia/BBS que atendeu a ocorrência foi composta pelo 1° tenente Cidreira, Sargento Everaldo, Cabo Moura e Soldado Henrique na viatura de Auto Salvamento 43 (AS 43) liberou a via que foi interditada pela queda da árvore em via pública. Não houve vítima e nem danos ao patrimônio.

Alerta

O Corpo de Bombeiros alerta que que todos os proprietários cuidem de suas árvores e realizem a poda preventiva para que ela não venha tombar por excesso de peso.

Salvamento! Salvar!

Fique atento, é importante observar e perceber alguma dessas situações: Buracos no caule, as condições do solo nos arredores da árvore, inclinação acentuada do eixo normal, presença de parasitas e raízes expostas. Estes são alguns fatores de risco.

Normalmente, a chuva, associada aos ventos fortes, aumenta o risco de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente mais propenso a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.

Segundo a 1º Tenente Isabel Cristina, “eu costumo explicar nas ocorrências que árvore é igual a cabelo: você precisa cuidar, cortar e hidratar, se quiser ter uma árvore saudável. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, afirma a oficial lotada na 1ª Cia/BBS.

Serviço

A poda ou o corte da árvore é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFOR. A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve procurar a Regional do seu bairro, que, em caso de solicitação de corte, enviará um engenheiro agrônomo ao local para avaliação e emissão de laudo técnico a respeito da remoção ou não da árvore e realizará o agendamento do serviço.

Poda e Corte de Árvores

Descrição

O serviço de Poda e Corte de Árvores é disponibilizado através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza-URBFOR. A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o Corte, ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a cada árvore cortada, é realizado o plantio de, no mínimo, duas.

Requisitos necessários:

O cidadão tem três opções para solicitar o serviço de Poda

1 –  Diretamente na Secretaria Regional do seu bairro.

2 – Através do 156

3 – Fala Fortaleza / OGM –  0800 285 0880

Já o serviço de Corte somente pode ser solicitado na Secretaria Regional porque depende de avaliação realizada por engenheiro agrônomo e emissão de laudo técnico.

Etapas do serviço:

Abertura do processo