Corpo de Bombeiros comemora 95 anos de bons serviços prestados ao povo cearense

8 de agosto de 2020 - 13:01 # # #

Inicialmente denominada de Pelotão de Bombeiros, esta instituição foi criada pelo Desembargador José Moreira da Rocha, então Governador do Estado, no dia 8 de agosto de 1925, por meio da Lei no 2.253. Tinha como objetivo principal combater incêndios em Fortaleza.

Em 1º de janeiro de 1934, começou a funcionar de fato, sob o nome de CORPO DE BOMBEIROS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO. Tendo como comandante o primeiro-tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha, contava com um efetivo de 30 homens, advindos do Corpo de Segurança Pública (hoje Polícia Militar do Ceará) e da extinta Guarda Civil, os quais haviam tido como instrutor o segundo-tenente Antônio da Cunha, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Unidades Operacionais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é uma instituição militar orientada com base nos princípios da legalidade, da probidade administrativa, da hierarquia e da disciplina, constituindo-se Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro subordinado ao Governador do Estado do Ceará, sendo organizado em carreira, tendo por missão fundamental a proteção da pessoa, visando sua incolumidade em situações de risco, infortúnio ou de calamidade, devendo cumprimento às requisições emanadas dos Poderes Estaduais.

Para tanto, dispõe de cinco batalhões de bombeiros militares (BBM), um batalhão de busca e salvamento (BBS), um batalhão de socorro de urgência (BSU), sob o Comando de Bombeiros da Capital e Comando de Bombeiros do Interior, além do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB).