Em 24 horas, 1ªCia/5ºBBM atendeu 7 ocorrências de incêndio em vegetação em JN

2 de agosto de 2020 - 10:41 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/5ºBBM – Quartel de Juazeiro do Norte) em 24 horas, atendeu a 7 (sete) ocorrências de incêndio em vegetação, na cidade de Juazeiro do Norte. Na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Segundo o Capitão Artur, “sete incêndios florestais foram atendidos e ocorreram tanto em áreas urbanas como nas áreas rurais de Juazeiro do Norte e Crato. Ao todo mais de 10.000 m² de área foram queimadas consumindo mais de 20.000 litros de água e muitas horas de trabalho de nossos combatentes do fogo. Nas áreas urbanas a fumaça provoca muitos problemas de saúde e é a principal reclamação dos solicitantes, já nas áreas rurais o fogo leva perigo a áreas de produção agrícola e pastoril como também aos animais silvestres”, destacou o Comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio de Juazeiro do Norte.

Ocorrências incêndio em vegetação registradas durante o serviço do dia 01 para 02 de agosto de 2020:

1 – Incêndio em Vegetação – Horário 13h50
Rua Maria Guimarães Pereira, Vila 3 Marias – Juazeiro do Norte
Área aproximada de 2.000 m² – Equipe usou aproximadamente 4 mil litros de água.

2 – Incêndio em Vegetação – Horário 15h20
Rua Geraldo Alves Sales, Bairro Aeroporto – Juazeiro do Norte
Área aproximada de 3.000 m² – Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

3 – Incêndio em Vegetação – Horário 15h30
Av. Leão Sampaio, Bairro João Cabral – Juazeiro do Norte
Equipe usou aproximadamente 6 mil litros de água, a área queimada de aproximadamente 1.000m² ficava próximo às casas mas nenhuma foi atingida.

4 – Incêndio em Vegetação – Horário 18h00
Rua Gilberto Grangeiro Pereira, Bairro São José – Juazeiro do Norte
Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

5 – Incêndio em Vegetação – Horário 18h31
Rua Neuza Maria Ferreira, Bairro Frei Damião – Juazeiro do Norte
Terreno dentro da Escola Mário Bem.
Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

6 – Incêndio em Vegetação – Horário 20h22
Rua da Imprensa com Rua das Laranjeiras, Bairro Antonio Vieira – Juazeiro do Norte
Equipe usou aproximadamente mil litros de água.

7 – Incêndio em Vegetação – Horário 21h00
Rua Dr. Mauro sampaio, Bairro Planalto próximo ao Centro de Zoonoses – Juazeiro do Norte
Área aproximada de 5.000 m²
Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

Conforme o Tenente-Coronel Agnaldo Alexandre Viana, “o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, as queimadas na vegetação são mais propícias de acontecerem, enquanto que Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural, informa o Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5ºBBM).

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o 1º Tenente Sócrates, Especialista em Combate a Incêndio Florestal sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;

Nunca manusear ou provocar qualquer fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Nunca realizar queima de limpeza do terreno no período crítico do segundo semestre, sempre programar o manejo para períodos não críticos.

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso não os soltar é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Obedecer ao descarte correto de resíduos sólidos e as datas programadas da coleta seletiva.

Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Próximo as estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

Realizar os aceiros preventivos nas propriedade e locais de criação e pastagens

A Guarnição de serviço foi composta pelo Tenente Pedro, Subtenente Peixoto, Soldado Francivan, Soldado Edicleytson, Soldado Leal, Soldado J Feitosa e Soldado Victor Caldas.

Operação Floresta Branca

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) inovou e lançou uma Campanha Preventiva intitulada OPERAÇÃO FLORESTA BRANCA com a finalidade de informar e prevenir os Incêndios florestais. O nome se dá porque Caatinga, em tupi-guarani, significa Floresta Branca. O segundo semestre se caracteriza pela ausência de chuva, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e aumento na velocidade dos ventos, fatores que contribuem com a propagação dos incêndios. O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará.

Então devemos voltar a atenção para os cuidados com esse bioma, que é o único 100% brasileiro. Eu termino com uma reflexão interessante: ‘um pequeno fogo, que se apaga com facilidade, quando tolerado, nem por rios se deixa extinguir’ Shakespeare.

Vidas alheias e riquezas salvar!