Bombeiros de Aracati e Limoeiro do Norte debelam incêndio em indústria de Jaguaruana

13 de julho de 2020 - 19:04 # # # # #

Na madrugada desta segunda-feira, 13/ de Julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/4ºBBM – Quartel de Limoeiro do Norte, foi acionado precisamente às 4h40, para atender a um chamado de incêndio em edificação industrial, às margens da CE 263 na cidade de Jaguaruana. Na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

Imediatamente a guarnição de serviço da 2ªCia/4°BBM de Limoeiro do Norte, se deslocou ao local do sinistro, sendo composta pelo tenente Pinheiro, cabo Ricardo, cabo Diego Gomes, soldado Viana e soldado Capistrano, iniciando o combate e impedindo a propagação do incêndio para os demais galpões. Com o apoio de funcionários da indústria, houve a remoção de material propício a combustão.

A Prefeitura de Jaguaruana enviou dois caminhões tanque (tipo pipa) que auxiliou no abastecimento das viaturas auto bomba tanques (ABTs) do CBMCE, entretanto foi acionado uma segunda guarnição de combate a incêndio, proveniente da 3ªCia/4°BBM de Aracati para auxiliar no combate ao incêndio, sendo composta pelo subtenente Ricardo, cabo Jaicom, soldado Diego Goes, soldado Portinari, soldado Vinícius e soldado Pedro.

Ainda contamos com o apoio de uma retroescavadeira e uma pá mecânica para dar um melhor acesso ao combate. Essas guarnições foram rendidas por volta de 11h00, assumindo a ocorrência por Limoeiro do Norte, o subtenente Fábio, cabo Gonçalves, soldado Karine, soldado Maia e soldado Yitzhak. Por Aracati, assumiu o subtenente Davi, cabo Diego Goes, soldado Elves, soldado Jayder, soldado Evaldísio e soldado Moreira,

o serviço que foi passado pelas guarnições no local do sinistro a contento e com o incêndio controlado, até o momento das h 17:00, as guarnições encontram-se ainda no local fazendo a Operação Rescaldo. O sinistro não houve vítima, somente perda patromonial.

Conforme o major  José Alexandre Silva Júnior, “incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser provocado pelo homem ou por causa natural”, enquanto que: “rescaldo é o conjunto de operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. Ressaltou o comandante da 2ªCia/4ºBBM.